Mau tempo cancela visita de comitiva do Paraguai ao Senado brasileiro
Visita poucos dias antes da retomada das negociações sobre o acordo de Itaipu reforça disposição de Assunção de dar sustentação política ao processo
Em mais um gesto de reaproximação depois da crise diplomática da espionagem da Abin sobre Itaipu, o presidente do Senado e do Congresso do Paraguai, Basilio Núñez, chegaria nesta terça-feira a Brasília com uma comitiva de parlamentares para reuniões no Legislativo brasileiro, mas o mau tempo impediu a viagem partindo do país vizinho.
O primeiro a receber a delegação do país vizinho seria o presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado, Nelsinho Trad (PSD-MS). Haveria, também, uma reunião conjunta com os senadores paraguaios e o presidente do Congresso brasileiro, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).
“A segurança da delegação deve prevalecer. Agradeço a comunicação imediata das autoridades paraguaias e o trabalho conjunto realizado. A agenda será remarcada e seguimos comprometidos com o avanço da integração entre Brasil e Paraguai, em especial nas pautas que envolvem Mato Grosso do Sul e a nossa fronteira”, afirmou Trad.
A comitiva oficial inclui senadores paraguaios que presidem comissões estratégicas e representantes diplomáticos. Vão ao Congresso brasileiro:
- Basilio Antonio Núñez, presidente do Congresso e da Câmara de Senadores (HCS);
- Dionisio Amarilla, vice-presidente segundo da HCS e presidente da Comissão de Contas e Controle da Administração Financeira do Estado;
- Javier Zacarías Irún, presidente da Comissão de Assuntos Constitucionais, Defesa Nacional e Força Pública, além de presidente da Comissão Parlamentar de Amizade Paraguai–Brasil;
- Antonio Barrios Fernández, presidente da Comissão de Relações Exteriores da HCS;
- Patrick Kemper, presidente da Comissão de Ciências, Tecnologia, Inovação e Futuro;
- Juan Carlos Galaverna, presidente da Comissão de Esportes;
- Juan Ángel Delgadillo, embaixador do Paraguai no Brasil;
- Laura Andrea Núñez González, conselheira da Embaixada do Paraguai;
- Diego Enrique López Garay, primeiro-secretário da Embaixada;
- Marcelo Augusto René Jara Benítez, integrante da equipe de imprensa do Senado paraguaio.
Em visita recente a Nelsinho Trad, o embaixador Juan Ángel Delgadillo confirmou que Brasil e Paraguai retomarão as negociações do chamado “Anexo C” do tratado da usina de Itaipu ainda na primeira quinzena de dezembro. O tema trata das bases financeiras e operacionais da hidrelétrica binacional.
A presença dos principais líderes parlamentares do Paraguai em Brasília poucos dias antes da retomada oficial das conversas reforça a disposição de Assunção de dar sustentação política ao processo.
Gramado suspende festividade de natal após acidente aéreo que matou 10 pessoas
Câmara aprova projeto que reduz penas de condenados por atos golpistas
STF suspende parcialmente decisão sobre Lei do Impeachment







