Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Senadores irão a Sergipe para apurar morte de Genivaldo por PRFs

Requerimento de diligência foi aprovado na manhã desta quarta pela Comissão de Direitos Humanos do Senado

Por Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 1 jun 2022, 13h44 - Publicado em 1 jun 2022, 11h05
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Manifestantes seguram cartazes com os dizeres “Justiça para Genivaldo” durante evento em homenagem a Genivaldo de Jesus Santos, 38 anos, no centro da cidade do Rio de Janeiro, Brasil, em 27 de maio de 2022. - Na cidade nordestina de Umbaúba, um homem morreu sufocado na quarta-feira, depois de ser colocado dentro de um porta-malas de um carro da polícia, do qual saía uma fumaça espessa. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) disse em comunicado nesta quinta-feira que seus agentes "utilizaram técnicas de imobilização e instrumentos de baixo potencial ofensivo" ao lidar com Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, que disseram ter se tornado agressivo durante uma parada de rotina . (Foto de MAURO PIMENTEL / MAURO PIMENTEL / AFP) Demonstrators hold signs reading ìJustice for Genivaldoî during an event in honor of Genivaldo de Jesus Santos, 38, at the city center of Rio de Janeiro, Brazil, on May 27, 2022. - In the northeastern town of Umbauba, a man suffocated to death on Wednesday after being placed inside a police car trunk from which thick smoke was billowing. The Federal Highway Police (PRF) said in a statement Thursday that its agents had "used immobilization techniques and instruments of low-offensive potential" in dealing with 38-year-old Genivaldo de Jesus Santos, who they said became aggressive during a routine stop. (Photo by MAURO PIMENTEL / MAURO PIMENTEL / AFP)
    Manifestantes seguram cartazes com os dizeres “Justiça para Genivaldo” durante evento em homenagem a Genivaldo de Jesus Santos, 38 anos, no centro da cidade do Rio de Janeiro - (Mauro Pimentel/AFP)

    A Comissão de Direitos Humanos do Senado aprovou na manhã desta quarta, 1º, a realização de uma diligência de senadores a Sergipe para apurar as circunstâncias da morte de Genivaldo de Jesus Santos em uma “câmara de gás” por policiais rodoviários federais, no último dia 25 de maio, na cidade de Umbaúba.

    O requerimento foi apresentado pelo senador Humberto Costa (PT-PE), presidente da comissão. A visita foi marcada para os próximos dias 13 e 14 de junho.

    No primeiro dia da viagem, os parlamentares irão às sedes da PF, que apura o caso, do Ministério Público Federal, da OAB e da PRF no estado. No segundo, vão se reunir com a família de Genivaldo em Umbaúba.

    /
    Vídeos mostraram ação dos agentes – (//Reprodução)

    Humberto Costa, por sinal, apresentou um projeto de lei para garantir o pagamento de pensão permanente e provisória à mulher e ao filho menor da vítima, no valor de um salário mínimo, além de indenização de 1 milhão de reais à família pelo Estado brasileiro. Até agora, um terço dos senadores já subscreveram o pedido de urgência para a votação do projeto pelo plenário — são necessários dois terços.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.