Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Senadores pedem que TCU recolha novo pacote de joias de Bolsonaro

Jorge Kajuru e Humberto Costa acionaram o Tribunal de Contas após divulgação de mais presentes sauditas recebidos pelo ex-presidente

Por Ramiro Brites Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 28 mar 2023, 18h21 - Publicado em 28 mar 2023, 18h19

Os senadores Jorge Kajuru (PSB-GO) e Humberto Costa (PT-PE) solicitaram, ao Tribunal de Contas da União e ao Ministério Público junto ao TCU, que Jair Bolsonaro entregue outras joias enviadas pelo governo da Arábia Saudita. A defesa do ex-presidente já devolveu dois pacotes com valiosos presentes sauditas após determinação do Tribunal

Kajuru pediu “a inclusão dos objetos que integram o terceiro conjunto de presentes ao objeto da presente ação e recolhimento destes à Caixa Econômica Federal”. Já Costa, quer, além da devolução das joias, aplicação de multa “pela omissão de informações ao Tribunal de Contas da União”.

O petista pediu ainda a apuração sobre mais de 150 viagens feitas pelo “ex-presidente Jair Bolsonaro e/ou sua comitiva e enviados” expostas no Portal da Transparência. 

“Solicita-se que esse Digno Ministério Público avalie apurar as reais razões de tão constantes deslocamentos oficiais, e se, ao final de cada uma dessas visitas, a comitiva ou o ex-presidente receberam objetos valiosos, e se assim for, a que título foram recebidos”, disse em ofício enviado ao MP junto ao TCU.

Continua após a publicidade

O Estado de S.Paulo revelou nesta segunda-feira que havia um terceiro pacote, recebido por Bolsonaro em 2019 que, ao fim do mandato, ficou com o ex-presidente. A caixa de madeira, gravada com o símbolo do brasão de armas da Arábia Saúdita, continha um relógio Rolex, uma caneta da marca Chopard, um par de abotoaduras, um anel e um item religioso, tudo devidamente ornamentado com pedras preciosas. Os mimos foram avaliados em mais de 500 mil reais. 

Semanas antes, o Estadão já havia mostrado que uma comitiva do ex-ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, tentou passar, escondido da Receita Federal no Aeroporto de Guarulhos, dois pacotes com presentes do governo da Arábia Saudita. Uma das caixas foi apreendida com joias avaliadas em 16,5 milhões de reais, a outra chegou às mãos dos Bolsonaros.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.