Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Senadores recorrem ao STF contra arquivamento de denúncia contra Bolsonaro

Recurso é dirigido a Dias Toffoli que rejeitou pedido de investigação do ex-presidente pela CPI da Pandemia

Por Lucas Vettorazzo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 8 mar 2023, 12h28 - Publicado em 8 mar 2023, 12h26

Senadores que participaram da CPI da Pandemia recorreram nesta terça-feira ao STF contra o arquivamento do pedido de investigação de Jair Bolsonaro por sua atuação na crise do Covid-19 no Brasil.

O ministro Dias Toffoli determinou no final de fevereiro o arquivamento de dois pedidos de investigações contra o agora ex-presidente com base no relatório final da CPI que apontou a prática de crimes de infração de medida sanitária preventiva e de epidemia.

Entre os pedidos encaminhados pelos senadores está o de reconhecimento da incompetência do STF para julgar o caso, dado que Bolsonaro perdeu o foro privilegiado ao deixar a presidência. “Portanto, pede-se que seja cassada a v. decisão agravada, e redistribuído o procedimento ao Promotor Natural e/ou ao Juízo Natural, para que dê prosseguimento às investigações e, ao final, promova a competente ação penal ou o arquivamento”, afirma o pedido.

Os parlamentares pedem também uma manifestação da PGR sobre o pedido de arquivamento, dado que a posição anterior pelo fim do caso foi emitida pela vice-procuradoria-geral. Por fim, querem que a questão seja analisada pelo plenário do Supremo se o recurso não for acatado.

O pedido é assinado pelo advogado do Senado e tem como autores dos senadores Omar Aziz, Randolfe Rodrigues, Renan Calheiros e Humberto Costa.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.