WebJet cresce e TAM perde mercado
A WebJet foi a empresa de aviação que mais cresceu no mês passado. Seu market share que passou de 4,46% em novembro para 5,62% em dezembro, segundo dados que a Anac anunciará ainda hoje. Assim, a WebJet manteve a terceira colocação no ranking do setor, distanciando-se mais ainda da Azul, que também subiu, mas mais timidamente: tinha […]
A WebJet foi a empresa de aviação que mais cresceu no mês passado. Seu market share que passou de 4,46% em novembro para 5,62% em dezembro, segundo dados que a Anac anunciará ainda hoje. Assim, a WebJet manteve a terceira colocação no ranking do setor, distanciando-se mais ainda da Azul, que também subiu, mas mais timidamente: tinha 4,30% do mercado em novembro e alcançou 4,75% no mês passado.
As grandonas TAM e Gol ficaram menores no mês que marca o início da alta temporada. A TAM caiu de 43,92% para 43,06% – obteve o seu pior desempenho dos últimos anos. Ainda que continue sendo a empresa líder, sua distância para a Gol é hoje de um bico de avião: a empresa aérea da família Constantino tem hoje 41,96% do mercado (tinha 42,24% no mês anterior).
Quem analisar o resultado durante o ano de 2009, verificará que a TAM foi a empresa que mais se ressentiu do crescimento da Azul e da WebJet. A TAM era dona de 50,4%do mercado doméstico em 2009 e no ano passado sua fatia ficou em 45,6%.
Não é o mundo ideal, mas a TAM não tem do que reclamar. O mercado doméstico cresceu 17,65% em 2009 em comparação com o ano anterior. Os voos internacionais não tiveram um desempenho nem de longe semelhante. O número de passageiros transportados para o exterior caiu 0,59% no ano passado.