Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

Bibi rejeita pedido de Obama para paralisar expansão de assentamentos

Da AP, Reuters e AFP, no Estadão: O primeiro-ministro israelense, Benyamin Bibi Netanyahu, afirmou ontem que Israel vai continuar construindo casas nos assentamentos na Cisjordânia e Jerusalém Oriental, em um desafio ao pedido dos EUA de paralisar a expansão dos assentamentos.“O pedido para uma suspensão total das construções não se justifica e não acredito que […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 5 jun 2024, 18h14 - Publicado em 25 Maio 2009, 05h17

Da AP, Reuters e AFP, no Estadão:
O primeiro-ministro israelense, Benyamin Bibi Netanyahu, afirmou ontem que Israel vai continuar construindo casas nos assentamentos na Cisjordânia e Jerusalém Oriental, em um desafio ao pedido dos EUA de paralisar a expansão dos assentamentos.“O pedido para uma suspensão total das construções não se justifica e não acredito que ninguém aqui aceitaria isso”, disse o premiê.Na semana passada, Netanyahu foi recebido na Casa Branca pelo presidente americano, Barack Obama, que lhe pediu a suspensão total de novas construções de assentamentos na Cisjordânia e em Jerusalém.Bibi teria respondido que seu governo não tem a intenção de criar novos assentamentos, mas tampouco aceitaria limitações ao “crescimento natural” nos já existentes. Obama teria ficado surpreso com a insistência do premiê com relação às colônias, mas não se sabe até que ponto teria pressionado Netanyahu.
Israel define o “crescimento natural” dos assentamentos como construções de novas casas nas fronteiras das regiões ocupadas pelos judeus destinadas a acomodar o crescimento das famílias. Meio milhão de judeus moram em assentamentos ou em pequenas comunidades – chamadas postos avançados – na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental. Os territórios foram ocupados por Israel durante a guerra de 1967.
Assinante lê mais aqui

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.