A Polícia Federal prendeu hoje (13) o ex-governador do Tocantins Sandoval Cardoso (Solidariedade). Outro ex-governador do estado, Siqueira Campos (PSDB), foi alvo de condução coercitiva. Ambos são investigados pela Operação Ápia, deflagrada pela conjuntamente ao Ministério Público e a Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União. Os investigados podem responder por crimes de formação de cartel e desvio de finalidade dos empréstimos bancários adquiridos, peculato, fraudes à licitação, fraude na execução de contrato administrativo e associação criminosa.
A operação mobiliza 350 agentes para 113 mandados judiciais expedidos pela Justiça Federal: 19 de prisão temporária, 48 de condução coercitiva e 46 de busca e apreensão nas cidades de Araguaína, Gurupi, Goiatins, Formoso do Araguaia, Riachinho e Palmas, no Tocantins; Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis, em Goiás; São Luís, Governador Nunes Freire e Caxias, no Maranhão; em Cocalinho, no Mato Grosso e em Belo Horizonte, São Paulo e Brasília.
A operação investiga fraudes em licitações públicas como de terraplenagem e em rodovias estaduais, que podem ter gerado um prejuízo aos cofres públicos de R$ 200 milhões, obtidos em financiamentos internacionais e do BNDES.