O homem da auréola
Por Raul Juste Lores, na Folha: Uma auréola que cerca o presidente Ahmadinejad e que deixa sem piscar quem o vê provoca um dos embates mais debochados do final da campanha eleitoral no Irã. Em um vídeo que está circulando por todo o país, Ahmadinejad aparece contando a um dos principais líderes religiosos locais, o […]
Por Raul Juste Lores, na Folha:
Uma auréola que cerca o presidente Ahmadinejad e que deixa sem piscar quem o vê provoca um dos embates mais debochados do final da campanha eleitoral no Irã.
Em um vídeo que está circulando por todo o país, Ahmadinejad aparece contando a um dos principais líderes religiosos locais, o aiatolá Abdollah Javadi Amoli, que uma auréola o iluminou durante seu primeiro discurso na Assembléia Geral da ONU, em 2005.
“Um membro da delegação me contou que havia uma luz me cercando, uma auréola”, diz Ahmadinejad no vídeo.
“Eu também senti isso. Toda a atmosfera mudou. Todos os líderes no público ficaram sem piscar por 27, 28 minutos. Não exagero quando digo que ninguém piscou”, relata.
“Eles abriram os olhos e os ouvidos para ver a mensagem da República Islâmica [do Irã]”, completa.
No domingo passado, Mousavi contou a história do vídeo em um comício e chamou Ahmadinejad de “supersticioso”, colocando em dúvida a seriedade religiosa da qual o presidente se orgulha.
Na segunda-feira, Ahmadinejad negou que houvesse falado de sua auréola. Então a campanha de Mousavi se encarregou de espalhar o vídeo.
Já há dezenas de versões do vídeo no Youtube, enviadas por celulares e até distribuídas em CDs pela oposição nas principais ruas de Teerã. Uma versão utiliza a canção “Halo”, da cantora americana Beyoncé, com as imagens de Ahmadinejad – ao som de “Baby, I can see you halo” (Meu bem, eu posso ver sua auréola). Aqui