Protesto tem funk pró-Lula em ritmo de ‘Vai malandra’, da Anitta
Estratégia do Levante Popular da Juventude é usar ritmos famosos para chamar atenção para o tema
Músicas em ritmo de funk e rap podiam ser ouvidas na tarde desta segunda no acampamento dos movimentos sociais que fazem a vigília para o julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Anfiteatro Por do Sol, em Porto Alegre. Diversos jovens usavam o microfone e percussão para executar as canções com letras de protesto elaboradas pelo Levante Popular da Juventude (LPJ).
Uma das músicas chamava mais atenção de quem circulava pelo acampamento: uma paródia de “Vai Malandra”, da cantora Anitta, sucesso com mais de 155 milhões de visualizações no Youtube. A versão do grupo é uma crítica ao processo contra Lula. “Tá julgando, tá sem prova/Diz que o Lula é ladrão/ Não é não/ Tá pedindo, se prepara/ Vou lançar a reação”, diz a primeira parte da paródia (ver letra da íntegra abaixo).
As músicas são criações do núcleo de “agitação e propaganda” do LPJ, explica a educadora Ana Sofia Costa, de 27 anos, do núcleo de comunicação. “Nos reunimos em células que atuam em diferentes territórios”, explica a educadora. Segundo ela, o processo criativo é feito em grupo e tem como objetivo chamar atenção para os temas que mobilizam o Levante. Por isso, um ritmo famoso como “Vai Malandra” ajuda divulgar o protesto.
“Não só para o Lula, mas para qualquer julgamento, tem que ter provas. Sem provas não se aplica. há mais provas a favor dele do que contra”, opinou Ana Sofia sobre o processo.
Durante a última semana, o Levante Popular da Juventude juntamente com os jovens da Via Campesina e do Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD) percorreu bairros de Porto Alegre como Humaitá, Lomba do Pinheiro e Cruzeiro para divulgar as ações da vigília em defesa de Lula.
Letra da paródia
“Tá julgando, tá sem prova
Diz que o Lula é ladrão
Não é não
Tá pedindo, se prepara
Vou lançar a reação
Cê aguenta, tá com medo
Se escondendo do povão
Globo mentindo de novo
Enganando o povo
Sempre desse jeito
Trabalhador se ligou
E tá indo prá luta
Luta (3x)
Não vamo aceitar
Brasil vai parar”