Sartori lidera pesquisa eleitoral no RS, mas tem a maior rejeição
Governador, que ainda não anunciou sua candidatura, é seguido por postulantes do PSDB, PT, PDT e PP que ficam empatados segundo a margem de erro
Mesmo sem ter anunciado sua candidatura à reeleição, o governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori (MDB), lidera a intenção de votos entre os eleitores do estado conforme a pesquisa divulgada nesta terça-feira, 12, pelo Instituto Paraná.
Tradicionalmente, o estado não reelege seus governadores. Segundo o levantamento que ouviu 1.540 pessoas em entrevistas pessoais em 64 municípios, Sartori tem 28,3% da intenção dos votos, seguido por Eduardo Leite (PSDB), com 10,8%, Miguel Rossetto (PT), 9,8%, Jairo Jorge (PDT), 8,2%, e Luis Carlos Heinze (PP), 6%.
O resultado obtido pelo Instituto Paraná indica a realização de um segundo turno. Porém, como a margem de erro da pesquisa é de 2,5%, Leite, Rossetto, Jorge e Heinze estão tecnicamente empatados. Ou seja, no momento, ainda é uma incógnita o candidato que enfrentaria Sartori. O governador tem mais votos entre os homens (32%) e é o preferido entre os jovens de 16 a 24 anos (31,6%). Nessa faixa etária, o segundo preferido é Jorge com 10,4%.
No cenário estimulado, 21,1% dos eleitores não votaria em nenhum dos candidatos apresentados e 6,6% não sabe em quem votar.
Ao mesmo tempo em que lidera a pesquisa, Sartori acumula também a maior rejeição. Dos entrevistados, 51,5% responderam que não votariam no governador “de jeito nenhum”. A rejeição de Sartori é maior do que o petista e ex-ministro da Agricultura Miguel Rossetto, que tem 47,8% de rejeição.
O governo do Sartori é desaprovado pela maioria, 55,8%. Outros 39,6% aprovam a gestão e 4,5% não sabem ou não opinaram. As mulheres (59,2%) são as que mais desaprovam a administração gaúcha, especialmente aquelas da faixa dos 35 a 44 anos (59,7%).
A disputa para o Senado será para duas cadeiras para o estado. Ana Amélia Lemos (PP) e Paulo Paim (PT) disputarão a reeleição. Os eleitores ouvidos pela pesquisa podiam apontar dois candidatos na entrevista estimulada. Ana Amélia lidera com 44,5%, seguida por Paim, com 28,7%, Germano Rigotto (MDB), 22,3%, Alceu Collares (PDT), 11,3% e Beto Albuquerque (PSB), 10,5%.
A condição para ministros do União desembarcarem do governo Lula
Hacker que ameaçou Felca diz ter emitido 50 alvarás de soltura de presos
Gramado suspende festividade de natal após acidente aéreo que matou 10 pessoas
Câmara aprova projeto que reduz penas de condenados por atos golpistas
O sucesso de uma banda de rock da pesada que sempre levou a vida na flauta







