Estrela da série Griselda, que estreia na Netflix dia 25 de janeiro, a atriz Sofía Vergara passou por um processo de caracterização intenso para interpretar a temida narcotraficante Griselda Blanco, criminosa colombiana que construiu um império de cocaína usando uma rota entre Colômbia e Miami — rota aproveitada mais tarde por Pablo Escobar. Em um vídeo de making of obtido com exclusividade por VEJA, a estrela da trama — que também assina a produção-executiva — e outros profissionais envolvidos no projeto falam sobre as técnicas usadas para dar vida à Griselda. “A história se passa em Miami nos anos 1970 e 1980, então acertar o figurino era muito importante para mim. Tive uma equipe de cabelo e maquiagem incrível”, detalha a atriz.
Foi preciso mudar as sobrancelhas marcantes de Sofía, colocar dentes amarelados em sua boca — já que a narcotraficante fumava bastante — e aumentar seu nariz com próteses. Várias perucas também foram usadas para retratar diferentes períodos de tempo. “A transformação física era um dos aspectos mais difíceis de toda a série. Nós decidimos que a personagem tinha que ser diferente da Sofía, mas não deveríamos imitar a Griselda Blanco”, Andréz Baiz, produtor-executivo e diretor da trama. “Ela sentava para fazer a maquiagem todos os dias, por horas, porque ela estava em todas as cenas”, completou Eric Newman, criador e produtor-executivo.
Griselda tem seis episódios e sua personagem se distancia completamente da cômica Gloria da sitcom Modern Family — algo desejado pela atriz. “Eu não queria que ninguém pensasse em mim ou no meu último papel como Gloria Pritchett. Eu queria entrar na cabeça de Griselda e realmente entender sua mentalidade, de onde ela vinha”, explica Sofía.
Confira o vídeo:
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
Tela Plana para novidades da TV e do streaming
O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial