Ridley Scott está de volta aos bastidores da franquia de ficção científica Blade Runner. Assim como fez em Blade Runner 2049 (2017), de Denis Villeneuve, Scott será produtor-executivo de uma sequência em formato de série live-action produzida pela Amazon Studios. Intitulada Blade Runner 2099, a narrativa será ambientada 50 anos depois do longa de Villeneuve e, portanto, 80 anos após a história narrada no original Blade Runner (1982), dirigido por Scott. O projeto terá roteiro de Silka Luisa, showrunner de Shining Girls, um seriado de suspense com estreia prevista para abril na Apple TV+ — e que tem Wagner Moura no elenco.
Os rumores sobre o seriado foram confirmados por Ridley Scott em novembro do ano passado, quando estipulou que a produção teria cerca de dez horas no total. Agora, é oficial: os estúdios Amazon já estão desenvolvendo o projeto com prioridade. A franquia chegou a ser adaptada para a televisão em 2021, mas em formato de anime. Chamado Blade Runner: Black Lotus, a série foi produzida pela Adult Swim, um braço do Cartoon Network, e se passa em 2032, no intervalo entre os dois filmes.
O projeto é mais um que reflete o empenho da Amazon em narrativas em grande escala de ficção científica e fantasia épica, a exemplo da série derivada de Senhor dos Anéis, programada para setembro, e A Roda do Tempo, lançada no final do ano passado.