Assine VEJA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Tela Plana

Por Kelly Miyashiro Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Críticas e análises sobre o universo da televisão e das plataformas de streaming
Continua após publicidade

Globo usa pais de Buba em tentativa de virada no capítulo 100 de Renascer

Episódio especial do folhetim exibirá cena inédita protagonizada pela personagem que vem salvando trama da novela

Por Mariana Carneiro 16 Maio 2024, 20h00

O remake de Renascer chega ao seu 100° capítulo nesta quinta-feira, 16. No ar desde janeiro, quando estreou no horário nobre da TV Globo, o folhetim não decolou em audiência como esperado. Segundo dados da Kantar Ibope Media, na semana passada, a novela marcou 25,8 pontos de média na Grande São Paulo quase dois pontos a menos do que sua antecessora, Terra e Paixão, que obteve 27,6 pontos na semana anterior ao seu episódio de número 100. 

Na tentativa de elevar a repercussão da trama, a Globo sacará de um expediente clássico nos folhetins em crise: a passagem do centésimo capítulo será pretexto para promover uma virada nos rumos da trama. Hoje, vai ao ar um capítulo especial, marcado por reviravoltas em vários núcleos. O destaque será o encontro entre Buba (Gabriela Medeiros) e seus pais, cena com a qual se esperar sacudir o enredo. A passagem é totalmente inédita e não existia na versão original da obra, escrita por Benedito Ruy Barbosa na década de 1990.

Mulher trans assim como sua intérprete, Buba enfrentou a rejeição da família e foi expulsa de casa aos 16 anos. Desde então, ela passou pela transição de gênero e ficou mais uma década sem contato com os pais, mas decidiu reencontrá-los depois de ser incentivada pelo cunhado José Augusto (Renan Monteiro). Malu Galli e Guilherme Fontes foram escalados para interpretar Meire e Humberto, os pais da personagem.

No capítulo de hoje, Buba viajará para sua cidade natal, no interior do Rio de Janeiro, acompanhada de José Augusto. O futuro casal se hospedará em um hotel cujo recepcionista, Décio (Miguel Rômulo), é um amigo de infância da psicóloga. Ele não a reconhece, mas vê semelhança entre a garota e um antigo conhecido, Beto — “nome morto” de Buba, pelo qual era chamada antes da transição de gênero. O rapaz acreditava que o amigo havia morrido em acidente fatal, mentira cruel espalhada pelos pais da jovem. Apesar da decepção, Buba não desistirá de reencontrar a família. Ela irá até a porta da casa dos pais e sofrerá novamente com o desprezo da mãe, que não a deixará entrar. 

Paralelamente, no núcleo baiano do folhetim, Ritinha (Mell Muzzillo) e Eliana (Sophie Charlotte) serão protagonistas de um grande barraco. Cansada de sofrer traições, a esposa de Damião (Xamã) sairá no tapa com a dondoca depois de ser provocada. “Você não dá conta do fogo do teu marido e quer botar a culpa em mim? Tô falando alguma mentira? Quantas vezes vocês me viram ir atrás do Damião? Se ele veio aqui, foi pra encontrar o que num tem em casa”, alfinetará Eliana. Possessa, Ritinha partirá para cima da ex-modelo.

Continua após a publicidade

O episódio também movimentará a novela com um mistério do passado. Durante uma conversa com Sandra (Giullia Buscacio), o libanês Rachid (Almir Sater) revelará ter sido casado com Marianinha, irmã mais velha da saudosa Maria Santa (Duda Santos). A personagem, que nunca apareceu na trama, foi expulsa de casa após engravidar em um estupro. Rachid a encontrou vagando na estrada e os dois se apaixonaram. Ele decidiu assumir a responsabilidade pelo filho que a jovem esperava.

Batizado de Kalil, o primogênito de Marianinha sumiu no mundo durante a adolescência. Se o remake seguir a mesma história do folhetim original, os próximos episódios devem revelar que Kalil é pai de Teca (Lívia Silva), jovem de rua que, por sua vez, é sobrinha-neta da falecida esposa de José Inocêncio (Marcos Palmeira).

Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:

Tela Plana para novidades da TV e do streaming
O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.