O novo projeto de Rodrigo Bocardi após demissão da Globo
Jornalista foi demitido da Globo em janeiro deste ano e anunciou em suas redes um projeto independente

Desde que foi demitido da TV Globo, em janeiro deste ano, surgiram diversos rumores sobre qual caminho Rodrigo Bocardi seguiria após deixar a emissora que trabalhou por 25 anos. Alguns dos rumores do mercado apontavam que ele poderia ir para a Jovem Pan ou para o SBT, que chegaram a ter conversas com o jornalista. No entanto, o caminho tomado por Bocardi foi outro: a internet, onde irá utilizar, entre outras redes sociais, o YouTube, com um canal chamado BocaTV.
Em sua biografia do Instagram, o jornalista define o projeto como “um canal que dá voz a você” e divulga um número de telefone para o envio de denúncias ou sugestões. O ex-apresentador do Bom Dia São Paulo também soltou alguns teasers explicando a proposta do programa, que terá como tema principal os problemas da cidade de São Paulo enviados pela audiência.
Ver essa foto no Instagram
Conhecido por ter uma postura combativa e opiniões que defendiam os direitos do cidadão, Rodrigo Bocardi pretende manter esse tom em seu canal, que ainda não tem vídeos publicados. O BocaTV, até o momento da produção desta nota, conta com 243 inscritos.
Demissão de Bocardi da Globo
O anúncio da demissão de Rodrigo Bocardi em 30 de janeiro deste ano pegou os funcionários da Globo de surpresa. Âncora do Bom Dia São Paulo até o dia anterior à sua demissão, ele foi desligado por “descumprir normas éticas do jornalismo” da emissora, que não deu mais explicações sobre a dispensa. Segundo apurou VEJA, o clima nas redações de São Paulo e Rio de Janeiro ficou tenso devido à forma como foi feito o comunicado.
Por meio de uma nota enviada à imprensa no começo daquela noite, a Globo informou que Sabina Simonato assumiria interinamente o Bom Dia São Paulo, acumulando a função junto com a apresentação do Bom Dia Sábado — que começaria a dividir com Marcelo Pereira, telejornal da casa que estreou em 1º de fevereiro. Na mesma nota, como rodapé, a emissora também comunicava a demissão de Bocardi: “Rodrigo Bocardi, que apresentava o telejornal paulista [Bom Dia SP], foi desligado por descumprir normas éticas do Jornalismo da Globo. Como é de conhecimento de todos, a empresa não comenta decisões de compliance”. Mais tarde, conquistando bons índices de audiência no telejornal, Simonato assumiu de vez o BDSP.
Bocardi na Globo
Formado em jornalismo em 1997, Rodrigo Bocardi entrou na Globo em 1999 como editor de texto do SPTV – 2ª edição, o SP2., onde trabalhou na função por um mês até ser transferido para o cargo de editor de economia. Ele também foi correspondente da Globo em Nova York por quatro anos, retornou ao Brasil em 2013, ano em que foi promovido a âncora do Bom Dia São Paulo.
Bocardi também fazia participações diárias no Bom Dia Brasil e entrava no rodízio de plantonistas do Jornal Nacional — inclusive, comandou a edição do último sábado antes de sua demissão, dividindo a bancada com Ana Paula Araújo.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial