Black Friday: assine a partir de 1,00/semana

Tela Plana

Por Kelly Miyashiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Críticas e análises sobre o universo da televisão e das plataformas de streaming
Continua após publicidade

O tiro no pé que a Globo pode dar ao reprisar remake de ‘Cabocla’

Folhetim de Benedito Ruy Barbosa será reprisada na faixa Edição Especial

Por Kelly Miyashiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 26 ago 2024, 20h23 - Publicado em 26 ago 2024, 12h55
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Com intenção de levantar os números de audiência de sua faixa Edição Especial, que exibe reprises de novelas antes do Vale a Pena Ver de Novo, a Globo escolheu reexibir o remake de Cabocla, de 2004, para substituir Cheias de Charme. A aposta, entretanto, pode ser um grande tiro no pé da própria emissora, já que o ibope morno da adaptação de Renascer na faixa das 21h mostra que o público está um pouco saturado de novelas de trama rural — a mesma temática de Cabocla, além do remake de Pantanal em 2022 e da novela Terra e Paixão em 2023 — ambas novelas das 9 da Globo.

    Inspirada no romance homônimo de Ribeiro Couto (1898-1963), Cabocla foi exibida pela primeira vez na hoje extinta TV Rio em 1959, e ganhou um primeiro remake em 1979 na Globo, com Gloria Pires e Fábio Jr. nos papéis principais. Coube a Benedito Ruy Barbosa fazer tanto a adaptação de 1979, quanto a de 2004, que teve Vanessa Giácomo e Daniel de Oliveira como os protagonistas da vez.

    Criada para salvar a Globo de perder para a Record no início da tarde, a Faixa Especial foi inaugurada em 2021, com a reprise de O Cravo e a Rosa (2000), que fechou com 14 pontos de média de audiência e vencendo, enfim, A Hora da Venenosa, quadro de fofocas do Balanço Geral, da emissora concorrente. Desde então, a Faixa Especial tem cumprido sua missão, porém, as médias de ibope das novelas têm caído também: Chocolate com Pimenta (2003) fez 13 pontos; Mulheres de Areia (1993) também fez 13; e Cheias de Charme deve terminar com 12 pontos.

    Cabocla narra a história de amor de Zuca, uma jovem interiorana simples do Espírito Santo, e Luís Jerônimo, moço rico e filho de um comerciante que cresceu na capital. O folhetim discutiu a disputa de poder de coronéis em zonas rurais do país — algo visto depois também em Pantanal, Renascer e Terra e Paixão. A escolha de uma novela rural pode não ter sido muito sábia por causa dessa repetição de narrativas, entretanto, os públicos da faixa vespertina e do horário nobre são diferentes, e os telespectadores da tarde, afeitos a romances açucarados, podem aprovar a novela estrelada por Giácomo e Oliveira. A ver.

    Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.