Já é de conhecimento dos fãs de Stranger Things que a quinta temporada, prevista para estrear apenas em 2024, será a última. O encerramento da história de Eleven (Millie Bobby Brown) e companhia, entretanto, não deve decretar o fim definitivo do universo da série, que já tem planos de histórias derivadas sendo colocados em prática. Nesta semana, a Variety divulgou que o fenômeno da Netflix vai inspirar uma peça de teatro focada na mitologia do mundo invertido, e os irmãos Duffers também comentaram sobre um spin-off futuro.
Embora ainda não haja muitos detalhes, os indícios do novo projeto começaram a pipocar ainda em 2021, depois que Ted Sarandos, CEO da Netflix, disse ao Deadline que Stranger Things era uma “uma franquia nascendo”. A exploração de sucessos até a última gota, inclusive, não é uma novidade: recentemente, a plataforma lançou uma versão coreana de La Casa de Papel, série espanhola que despontou como fenômeno no mundo inteiro.
Com o sinal verde da plataforma, os irmãos Duffer comentaram sobre o spin-off em uma entrevista recente ao podcast Happy Sad Confused, revelando que a produção derivada será “100% diferente” da série original e que não deve ser focada nos personagens principais. “Ouvi rumores de que será sobre a Eleven, sobre Steve e Dustin ou algo assim. Não sei quantas horas passamos explorando tudo isso, então não é interessante para nós. Será algo diferente”, comentaram os criadores.
Assim, o enredo tem sido mantido em segredo e deve se basear em uma ideia nova dos irmãos, que esperam encontrar a pessoa certa para “passar o bastão”, já que a principal ligação com a série principal é a “sensibilidade de contar histórias”, e não os personagens. Os dois também estarão envolvidos no projeto através da Upside Down Pictures, produtora estabelecida por eles. Além da dupla, o único que conhece a trama é Finn Wolfhard, o intérprete de Mike. “De alguma forma, e eu não sei como, Finn Wolfhard – um menino bem inteligente – acertou ao chutar sobre o que será o projeto derivado da série”, contou a dupla à Variety antes da estreia da quarta temporada.
Já sobre a peça, sabe-se que ela será produzida por Sonia Friedman, Stephen Daldry e pela Netflix, e será situada no universo da série, bebendo de sua mitologia. Assim como a série derivada, porém, ainda não há detalhes sobre enredo ou previsão de lançamento — a quinta e última temporada da produção, por exemplo, deve chegar à plataforma apenas em 2024. Resta esperar as cenas dos próximos capítulos.
https://twitter.com/NetflixBrasil/status/1544731740710789120