Coberto de tatuagens joviais, um cantorzinho de 24 anos brilha no palco do festival Coachella. No meio da apresentação, porém, avisa os colegas de boyband que deseja alterar o repertório, trocando um hit por uma canção romântica. Ele então se derrete ao microfone, prende o olhar numa fã afortunada, e uma grande história de amor começa. A fantasia remete aos sonhos que milhares de meninas nutriam por Harry Styles nos tempos do One Direction — mas o jovem artista tem outro nome, Hayes Campbell (Nicholas Galitzine), e a sortuda é Solène (Anne Hathaway), mulher de 40 anos que só estava lá para acompanhar a filha adolescente. As semelhanças com a realidade não são por acaso: estreia do Prime Video, o filme Uma Ideia de Você vem de uma fonte que se mostra altamente rentável para Hollywood: as fanfics.
Cinquenta tons de cinza – E L James
Literatura amadora popularizada em sites gratuitos, a fan fiction (ou ficção de fã) consiste em histórias que fazem releituras de personagens conhecidos ou criam enredos inéditos a partir de figuras públicas. A prosa varia de qualidade, do extremo cafona ao razoável, mas uma constante é a franqueza sobre os desejos de suas autoras — e, logo, leitoras. Exemplos são o fenômeno Cinquenta Tons de Cinza, advindo de Crepúsculo, e os livros da série After, também inspirada por Styles, que acumula mais de 700 milhões de leituras no site Wattpad. Ambos os trabalhos foram resgatados pelo mercado editorial e resultaram em adaptações cinematográficas de receita milionária — mas qualidade pífia.
Como provou o insosso Cinquenta Tons de Cinza, o sucesso das fanfics logo extrapolou o segmento juvenil, chamando a atenção de mulheres adultas — público cativo de melodramas sensuais. Assim a escritora Robinne Lee teve a sacada de ouro por trás de Uma Ideia de Você, publicado como livro em 2017. Após descobrir que o britânico Styles havia namorado a apresentadora Caroline Flack, dezesseis anos mais velha, ela criou o mocinho popstar de sua história e decidiu narrar os obstáculos enfrentados por uma mulher divorciada rumo a uma nova vida sexual e amorosa.
Uma ideia de você – Robinne Lee
Harry’s House – Harry Styles [Disco de Vinil]
Ao dispensar os piores cacoetes das fanfics, como relacionamentos abusivos e ingenuidade excessiva, a autora produziu o melhor expoente do filão até o momento — que não tardou a chamar a atenção de Anne Hathaway e do diretor de comédias Michael Showalter. O filme não nega o dramalhão, mas se revela uma trama romântica palatável, graças, em larga medida, ao carisma de Hathaway. Na pele da sonhadora madura que renasce com um jovem amor, ela mostra que a tietagem explícita tem lá seu valor.
Publicado em VEJA de 3 de maio de 2024, edição nº 2891