A cada segunda-feira, o Big Brother Brasil promove ao vivo entre os participantes uma lavação de roupa suja que, claro, sempre gera debates acalorados e índices elevados de audiência. Desde a última dinâmica, no entanto, a postura do ator Arthur Aguiar provocou uma série de manifestações de repúdio de fãs anônimos e famosos do reality show.
Nas redes sociais, as falas de Arthur direcionadas à médica Laís Caldas e à professora Jessilaine Alves foram consideradas gaslighting, ou seja, um tipo de manipulação e de violência psicológica.
O termo em inglês é usado quando uma pessoa, em geral um homem, distorce a realidade e causa instabilidade emocional na mulher, muitas vezes tendo como consequência a sensação de que a vítima é a culpada.
Ao se defender da acusação feita por Laís de que ele seria arrogante e suas atitudes seriam tentativas de diminui-la, Arthur a interrompeu por várias vezes, o que não ocorreu quando discutiu com participantes homens, por exemplo.
Sem saber sobre as acusações que recaiam sobre si, o ator afirmou estar sendo “massacrado” e revivendo situações que trazem lembranças ruins.