Dia do macarrão: chefs homenageiam clássico prato com frutos do mar
Coluna GENTE reuniu algumas dicas dos cozinheiros para celebrar a data
Prato simples e universal, o macarrão conquistou um lugar especial no coração – e nas mesas – das pessoas em todo mundo, a ponto de ganhar uma data especial só para ele. Neste sábado, 25, celebra-se o Dia Mundial do Macarrão, e, para marcar a ocasião, a coluna GENTE reuniu chefs que transformam em diferentes regiões do país esse clássico em arte, com criações que unem a massa a frutos do mar – e, claro, muito sabor.
Comandado pelo chef Hugo Souza, o Cantô Gastrô & Lounge (@restaurantecanto) leva aos clientes a massa fresta feita à mão com sêmola de grano duro e ovos orgânicos em pratos diversificados, como o tagliolini de frutos do mar (144 reais), servido com molho marinière e ostras da fazenda marinha, camarão, lula e mexilhão. O restaurante fica no hotel Grand Hyatt Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca, e é aberto a não hóspedes.
Já no Grand Hyatt de São Paulo (@grandhyattsp), a cozinha é comandada pelo chef Diogo Menezes, que foca em massas artesanais. Entre os destaques do menu está o cavatelli con aragosta alla griglia (220 reais), massa caseira servida com lagosta grelhada na manteiga de ervas, camarões, ovas de mujol, aioli de limão e molho bisque.
Quem estiver de passagem por Paraty (RJ) poderá comemorar a data no Banana da Terra (@restaurantebananadaterra), localizado no centro histórico da cidade. A chef Ana Bueno apresenta uma menu que mistura a culinária caiçara com toques contemporâneos. Tudo isso reverenciando produtores e pescadores locais. Entre os pratos indicados aos amantes da mistura de massa e frutos do mar, o espaguete com mariscos, alho, azeite, pimenta calabresa, ervas e vinho branco, finalizado com pó de botarga (160 reais).
Na zona sul do Recife (PE), o Voar (@voarrestaurante.ar), dos sócios Pedro Godoy e Eduardo Freyre, oferece no menu o carbonara de polvo (89 reais), um linguine feito na casa, finalizado com queijo grana padano, polvo e gema de ovo caipira curado o ponzu.
Enquanto isso, em Belo Horizonte (MG), a chef Yves Saliba explora diferentes opções de massas no Cucina di Pastaio (@pastaiobh), levando a praia para Minas Gerais. Entre as criações, estão o Fettucine al mare leva lula, camarão e mexilhão em um molho de limão-siciliano e vinho branco (89 reais); e o Papardelle al gamberi, que combina massa longa cortada à mão, camarão grelhado, abobrinha, tomate-cereja e pesto de manjericão (89 reais).
Em Goiânia (GO), o chef Ian Baiocchi faz da cozinha do 1929 Trattoria Moderna (@1929trattoriamoderna) um diálogo entre a culinária italiana e os ingredientes do Brasil central. Uma das indicações do local é o cavatelli de camarão estilo canocchie (139 reais), servido com pomodoro e ajo blanco de castanhas brasileiras.
Por fim, mas não menos apetitoso, o Gero Salvador (@fasanosalvador) mistura a tradição do Grupo Fasano com as receitas da gastronomia soteropolitana. À frente da cozinha está o chef Bahia Brito, que leva aos pratos dos clientes a tradição do mar, como o linguine com vôngoles, pimenta e molho de vinho branco (140 reais).
STF suspende parcialmente decisão sobre Lei do Impeachment
Gramado suspende festividade de natal após acidente aéreo que matou 10 pessoas
Câmara aprova projeto que reduz penas de condenados por atos golpistas
É hora de Lula ligar para Nicolás Maduro







