Fernanda Rodrigues enfrenta novo câncer de pele; conheça alertas
À coluna GENTE, a dermatologista Andrea Sampaio esclarece os cuidados com o carcinoma basocelular

Fernanda Rodrigues está em tratamento contra um novo câncer de pele que apareceu em sua testa. Ela compartilhou um vídeo em suas redes sociais nesta segunda-feira, 18, contando que passará por uma nova cirurgia para a retirada de um carcinoma basocelular.
A atriz de 45 anos passou pelo mesmo problema em 2024. “Tive uma manchinha na testa há um ano, minha mãe já teve câncer de pele, meu cunhado, vários amigos e é uma coisa comum. Você descobre, tira e vida que segue. Tem que cuidar, tem tratamento, mas não é agressivo, a não ser que você não trate ou você não descubra. Sou muito atenta, fui na minha dermato, tirei e vida seguiu, mas não imaginei que falar ‘me livrei de um carcinoma’ ia gerar essa confusão”, disse. Em conversa com a coluna GENTE, a dermatologista Andrea Sampaio esclarece os cuidados quanto a este tipo de câncer:
“O relato da atriz traz um ponto muito importante: a atenção a alterações na pele. No caso dela, uma manchinha na testa levou ao diagnóstico precoce de um câncer de pele basocelular, o tipo mais comum de câncer no Brasil. É fundamental esclarecer que, quando identificado no início, o carcinoma costuma ter um tratamento simples, geralmente cirúrgico, com altas taxas de cura. O alerta que fica é: 1. Nem toda mancha ou ferida na pele é inofensiva; 2. Histórico familiar, como o mencionado pela atriz, aumenta a necessidade de vigilância; 3. Consultas regulares ao dermatologista são essenciais para o diagnóstico precoce. O cuidado e a informação são aliados poderosos. Assim como Fernanda, qualquer pessoa que notar alterações persistentes na pele deve procurar avaliação médica”.