Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

VEJA Gente

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notícias sobre as pessoas mais influentes do mundo do entretenimento, das artes e dos negócios
Continua após publicidade

Intelectuais e artistas celebram documentário sobre negritude do Globoplay

Ivanir dos Santos recebeu amigos para festejar série ‘Resistência Negra’

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 14 Maio 2024, 00h04 - Publicado em 25 jul 2023, 12h42
  • Seguir materia Seguindo materia
  • .
    Artistas se reúnem com professor da Ivanir dos Santos -  (./Divulgação)

    O babalawô e professor da UFRJ Ivanir dos Santos recebeu amigos, atores, diretores e roteiristas em sua casa, no domingo, 23, na Mangueira, zona norte do Rio, para celebrar a série documental Resistência Negra, que o Globoplay prepara para estrear em novembro. A produção terá cinco episódios e será apresentada pela cantora Larissa Luz e pelo rapper Djonga. O projeto foi idealizado e levado à plataforma de streaming da Globo por Ivanir, atuante há mais de 40 anos em prol das liberdades, dos direitos humanos, das pluralidades contra o racismo e a intolerância religiosa. A direção geral é de Mayara Aguiar, uma das poucas figuras negras que trabalham como diretores na emissora, e a primeira mulher negra a atuar na teledramaturgia. “Respeito quem realiza construções negras. Me sinto orgulhoso dessas ações, é uma iniciativa coletiva do povo negro”, disse Ivanir.

    O foco do encontro, em fortalecimento e complementaridade a ações de conscientização sobre a igualdade racial, foi organizado pelo Centro de Articulações de Populações Marginalizadas e contou com Maria Gal (a Neiva da novela Amor Perfeito); Juliana Alves (Wanda, de Amor Perfeito); Samantha Almeida, diretora de Diversidade e Inovação em Conteúdo da TV Globo; Diogo Almeida (Orlando, de Amor Perfeito), entre outros. “Existem movimentos que nos respaldam e nos sustentam para chegarmos até aqui. Nossos passos vêm de longe. Como aprendi com Lúcia, Xavier e Jurema Werneck e todo o movimento de mulheres negras. Há anos, os movimentos negros têm sido fundamentais nas suas reivindicações e lutas para que a gente chegasse hoje ao que é”, afirmou Juliana, no almoço regado a feijoada. Paulo Lins, escritor que colaborou no roteiro da série, reforça a necessidade do projeto. “É importante para todas as pessoas que de alguma forma ajudaram para equidade racial nesse país. Um país que tem uma discrimina racial muito grande e esse encontro celebra o que a gente conquistou e para também dizer que a luta continua”, disse.

    Em uma bucólica vila de casas na Zona Norte, o “Quintal do Ivanir” ganhou uma roda de samba e com direito a palinha nos vocais de Marquinhos Oswaldo Cruz, figura importante no cenário carioca. Também compareceram: Claudia Vitalino, atuante do Movimento Negro e Mulheres Negras; Patrícia Rodrigues; coordenadora do projeto Casa da Mulher Sambista; Jonathan Raymundo, historiador e fundador do movimento Wakanda in Madureira; Erick Bretas, diretor do Globoplay; Tânia Amorim, umas das idealizadoras do documentário sobre Bangbala; além de intelectuais como Carlos Alberto Medeiros, Jacques d’Adeskye a secretária Adjunta da OAB/RJ Monica Alexandre Santos.

    .
    Artistas e intelectuais se reúnem com professor da Ivanir dos Santos – (./Divulgação)
    .
    Artistas e intelectuais se reúnem com professor da Ivanir dos Santos – (./Divulgação)
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.