Oferta Consumidor: 4 revistas pelo preço de uma
Imagem Blog

VEJA Gente

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notícias sobre as pessoas mais influentes do mundo do entretenimento, das artes e dos negócios

O imenso esforço da TV Globo para não perder protagonismo do mercado

Primeira edição do Festival Acontece contou com cerca de 500 pessoas nesta quinta-feira, 11, nos estúdios da emissora carioca

Por Giovanna Fraguito Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 Maio 2024, 12h23 - Publicado em 12 abr 2024, 17h51

Com o tema “O que vai acontecer já está acontecendo”, a TV Globo realizou a primeira edição do Festival Acontece, nesta quinta-feira, 11, com cerca de 500 profissionais do mercado audiovisual brasileiro, nos estúdios da emissora em Curicica, zona oeste do Rio de Janeiro. O evento, acompanhado pela coluna, contou com diversos painéis, além de apresentação de números e debates. Com destaque para o painel “IA e novas tecnologias” sobre inteligência artificial, que contou com a mediadora e jornalista Aline Midlej. Os convidados apontaram como a IA tem impactado em seus trabalhos.

Manoela Zozimo, coordenadora de pós-produção na Globo, destacou que as novas ferramentas têm usos variados como a otimização de processos mecânicos no catálogo de séries. “Hoje, já tem na Globoplay 40 episódios de séries feitas com audiodescrição, feitos 100% por inteligência artificial. Não seria possível sem IA, não nessa proporção, não nessa escala, não na quantidade que a gente tem que entregar. Uma coisa é olhar um programa, outra é toda uma grade. Outro exemplo é o áudio imersivo”, defendeu. Já Fernanda Jolo, Customer Engineering Leader for Artifial Intelligence no Google, reforçou um olhar comercial, com a facilidade para analisar padrões de consumo e entregar a melhor experiência para o cliente. George Moura, autor de séries de sucesso da TV Globo, disse que o uso da tecnologia serviu para auxiliar na construção de um sertão fiel nos Estúdios Globo – para sua produção mais recente, Guerreiros do Sol, que deve estrear em 2025. E Fábio Mendonça, diretor da O2 e que esteve à frente de Cangaço Novo, da Prime Video, reforçou as possibilidades de criar e imaginar novas possibilidades.

Mas muito além das questões tecnológicas que se avizinham, ou que já são realidade, há outros vieses a se pensar, A realização do festival tem como premissa “reforçar o compromisso da Globo com o setor audiovisual brasileiro”, como a própria divulgou. E isso ficou claro, por exemplo, em falas que enaltecem a “brasilidade” das narrativas que vão ao ar. Como maior produtora de conteúdo nacional e importante fomentadora do mercado independente, a empresa investe, anualmente, 5 bilhões de reais em conteúdo, direitos e tecnologia. Com mais de 33 mil horas de conteúdo inédito produzida por ano, a empresa quer manter um diálogo com mais de 170 produtoras independentes nacionais, de todos os tamanhos e de todas as regiões do país. E aí mora o desafio atual: diante do avanço de empresas de streaming, a TV Globo finalmente ganha um concorrente, ou concorrentes, à sua altura.

O que fica claro, com tantos painéis neste pioneiro evento, é um certo temor da emissora carioca de perder este protagonismo nas ações do mercado audiovisual, em franca expansão no país.  Como ela vai conseguir manter a liderança, seguir abrangendo seus domínios para além da matriz tradicional da TV aberta e pôr em prática a palavra que mais ronda o discurso de seus dirigentes, a tal da “diversidade”? Eis o dilema de uma equação que precisa de uma resposta a curto prazo. Neste sentido, não há inteligência artificial que resolva. Só mesmo a natural.

Institucional
Festival Acontece – Painel Ao Vivo – Mariana Gross, Daniel Ferro, Bonner, Raoni Carneiro e Joana Thimoteo (./TV Globo)
Continua após a publicidade
Institucional
Festival Acontece – Painel Ao Vivo – Mariana Gross, Daniel Ferro, Bonner, Raoni Carneiro e Joana Thimoteo (./TV Globo)
Institucional
Festival Acontece -Painel O impacto social e comercial do conteúdo: Angerson Vieira, MC Cabelinho, Samantha Almeida e Preto Zezé (./TV Globo)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SEMANA DO CONSUMIDOR

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas R$ 5,99/mês*
ECONOMIZE ATÉ 47% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Nas bancas, 1 revista custa R$ 29,90.
Aqui, você leva 4 revistas pelo preço de uma!
a partir de R$ 29,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.