Quebrando Mitos, novo documentário do cineasta Fernando Grostein (de Quebrando o Tabu), chegou ao público nesta sexta-feira, 16. O longa-metragem de 1h30 de duração trata da ascensão e do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) a partir da perspectiva de um homem gay.
Em parceria com o namorado, o ator e cantor Fernando Siqueira, Grostein, que é irmão de Luciano Huck, se coloca também como personagem. Quebrando mitos classifica a masculinidade de Jair Bolsonaro como “catastrófica e frágil”, sob o ponto de vista de um casal LGBTQIAPN+ (formado pelos diretores da obra, Grostein e Siqueira). Há, assim, um paralelo entre a trajetória de Grostein, homem gay em uma família conservadora e religiosa, e a de Bolsonaro, um político com histórico machista, racista e misógino.
“O filme começou totalmente focado na história e vida do Bolsonaro e acabou ficando muito difícil de assistir. Ficou pesado, tinha muita desgraça, muito ódio, muita coisa negativa. O Sérgio (Machado, cineasta) e o Antonio (Pinto, compositor) sugeriram que houvesse mais cenas delicadas, e o Fernando (Siqueira) achou que essa delicadeza deveria se expressar através da ênfase na resistência e na vida LGBTQ”, diz Andrade.
A obra está disponível gratuitamente por trinta dias no site que leva o mesmo nome do filme. A ideia de disponibilizá-la dessa forma, segundo Grostein, é fomentar o debate político antes da eleição presidencial. Mais abaixo, o trailer.