Por que barba de príncipe William é assunto polêmico na Inglaterra
Futuro herdeiro do Rei Charles III surpreendeu ao aparecer com visual em vídeo
O príncipe William surpreendeu o público ao exibir um novo visual em um vídeo recente ao lado de Kate Middleton. Nas imagens, o futuro herdeiro do Rei Charles III aparece usando barba, algo raramente visto. Mas por que uma simples barba virou um assunto tão polêmico a ponto de ganhar as páginas de jornais? Acontece que as Forças Armadas da Inglaterra não permitiam, até certo momento, que os militares mantivessem pelos no rosto.
Esse tema já havia repercutido antes, quando o príncipe Harry, adepto do visual, foi acusado de desrespeitar as regras por deixar os pelos faciais em um evento oficial militar. Em sua biografia, Harry conta que o irmão tentou convencê-lo a raspar a barba para seu casamento com Meghan para não quebrar mais um protocolo da monarquia britânica.
“A barba era considerada por alguns uma clara violação do protocolo e das normas de longa data, especialmente porque eu me casaria com meu uniforme do Exército. Barbas eram proibidas no exército britânico”, explica Harry no livro. O neto da Rainha Elizabeth II precisou recorrer à avó para manter o visual, alegando que o deixava mais calmo.
As Forças Armadas da Inglaterra não proíbem o uso de barba. Rei Charles regulamentou seu uso por carta patente em março de 2024. O que deixou de valer, portanto, é a necessidade a autorização do monarca. Pelo visto, os plebeus ainda precisam se acostumar com a ideia.