Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99

VEJA Gente

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notícias sobre as pessoas mais influentes do mundo do entretenimento, das artes e dos negócios
Continua após publicidade

Queda de Faustão na Band derruba consolidado modelo de TV

Apresentador marca o fim de uma era

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 26 Maio 2023, 17h04
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Com Faustão cai um modelo de programas de auditório que teve seu auge na década de 1990, quando ele próprio dominou as tardes de domingo acompanhado de perto pelo já falecido Gugu Liberato, no SBT.

    E sem Silvio Santos atuando em frente às câmeras, mas ainda tendo um inexpressivo Raul Gil em seu programa de sábado, a velha televisão brasileira fica órfã de suas típicas figuras masculinas, de vozeirões potentes, que animavam auditórios majoritariamente femininos na luta pelo melhor merchandising dos intervalos.

    Nas sombras polifônicas de Chacrinha e Bolinha, Faustão surgiu no aumentativo, dando dimensão de sua grandeza televisiva, não só física, quando ainda ostentava mais de cem quilos. Queria ser e foi o maior apresentador dos domingos da TV Globo. Mas a TV, e não só a Globo, mudou. Suas dançarinas de maiô justíssimo já não faziam sentido ao fundo do cenário repleto de luzes neon. Muito menos quando elas dançavam ao som de jingles publicitárias no começo de cada atração (quem tem mais de 30 anos se lembra da musiquinha do banco Bamerindus). As caravanas animadas pareciam mais preocupadas com o Instagram do que eu ganhar produtos Bauducco. As videocassetadas já não tinham a mesma graça dos vídeos de tiktok.

    Por muito tempo, o maior feito de Faustão foi fazer publicidade com cara de entretenimento, no sentido mais amplo do negócio, faturando cifras que o tornariam a pessoa mais bem paga da emissora carioca. Ao sair da Globo e ir para a Band, achou que seria capaz de manter a portentosa estrutura. A audiência, a essa altura, já estava dispersa.

    Continua após a publicidade

    Ao encerrar o programa na Globo, Jô Soares levou consigo seu talkshow das madrugadas. Surgiram outros, nenhum com sua fórmula de sapiência e humor. Hebe levou consigo seu acolhedor sofá das segundas-feiras. Faustão, agora, leva junto, sua irreverência ao fazer dos patrocinadores uma atração à parte.

    Resta saber quem assume o vácuo histórico. O assistencialismo de Luciano Huck e a alegria efusiva de Marcos Mion estão no páreo.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.