Jocelyn Chia, uma comediante estadunidense que cresceu em Singapura, está sendo investigada depois que um vídeo em que faz uma piada com o desaparecimento do voo MH370 da Malaysia Airlines viralizou. Chia fez um show em Manhattan, Nova York, em que brincou com a rivalidade histórica entre Singapura e Malásia. A humorista comentou que enquanto o primeiro se tornou um país avançado, o outro ainda está em desenvolvimento e por isso “os aviões da Malásia não conseguem voar”.
O voo MH370 desapareceu depois de decolar de Kuala Lumpur, capital da Malásia, em março de 2014, e a parte principal do avião nunca foi localizada. As 239 pessoas a bordo foram dadas como mortas.
A brincadeira de mau gosto da comediante resultou em uma investigação sob as leis da Malásia por incitação à violência e conteúdo ofensivo on-line. Na última terça-feira, 13, o chefe da polícia malaia anunciou que apresentaria um pedido à Interpol para obter a identidade completa e a última localização de Chia.
O vídeo de Chia foi removido do TikTok por conter discurso de ódio. Vivian Balakrishnan, ministra das Relações Exteriores de Singapura, condenou as “declarações horríveis” da humorista.