Com mais de 1,3 milhão de visualizações e apenas a legenda “Minha mãe numa tarde no museu…”, o vídeo do canal aNellysando mostra uma visita ao Museu de Arte de São Paulo (Masp) e tem arrancado gargalhadas de usuários do Facebook desde quinta-feira passada, 16.
A pessoa por trás do viral é o ator e youtuber Joel Vieira. A voz do curitibano de 30 anos como Dona Lucy, personagem que criou para a família que habita o canal, nos leva a uma visita guiada inesquecível ao acervo do museu.
“Estou aqui em uma exposição de arte fenomenal, perdida nos labirintos”, inicia Dona Lucy, antes de topar com uma escultura com pose recostada. “Olha esse aqui: não aguentou e dormiu. No ponto”. Para as caras mais amuadas do estilo barroco, ela dá voz à pintura: “Não me pinte, odeio sair em quadros”.
Além de “censurar” a nudez de uma obra e conjurar órgãos públicos, Dona Lucy também reprova o excesso de blush de “Madame Marie-Adélaïde de France”, obra de Jean-Marc Nattier – que encontra em diversos outros quadros, os quais percorre com zooms dramáticos.
“Não sou grande entendedor de artes plásticas”, conta o Joel a VEJA, “mas me apaixonei por artes em geral quando comecei a fazer teatro, aos 14 anos”. Dono de muitas vozes, hoje o curitibano mora em São Paulo, onde trabalha como dublador – ele dá vida ao personagem Oswaldo, animação brasileira exibida no Cartoon Network e na TV Cultura.
Muitos pensam que a personagem de Dona Lucy é inspirada em sua mãe, mas Joel nega: “Eu sou muito observador, e meu pai e minha mãe são muito engraçados, então é claro que inspirou. Mas só um pouco”, conta. Confira o vídeo:
Mesmo não sendo diretamente inspirada em sua mãe, o passeio de Dona Lucy fez tanto sucesso que o Masp resolveu presentear Joel e também sua família com uma espécie de passe livre para visitar o museu: