No Facebook: mãe de meninos ensina em casa o respeito à mulher
A maioria do “povo da internet” reagiu com aplausos ao seguinte post da empresária paulistana Gracy Izaú, de 31 anos. Após a mensagem se tornar viral, nesta semana, o caso passou a ser tido como uma lição de feminismo. Confira a publicação no perfil do Facebook de Gracy: A bronca no filho viralizou. Ou seja, tornou-se […]
A maioria do “povo da internet” reagiu com aplausos ao seguinte post da empresária paulistana Gracy Izaú, de 31 anos. Após a mensagem se tornar viral, nesta semana, o caso passou a ser tido como uma lição de feminismo.
Confira a publicação no perfil do Facebook de Gracy:
A bronca no filho viralizou. Ou seja, tornou-se pública. E, como é no mundo das redes sociais, o assunto, antes privado, passou a ser tema de conversas alheias. O #VirouViral foi atrás de Gracy para compreender como se deu a história.
Ela conta que tudo começou durante um jantar em família. “Meu filho mais velho reclamou que a comida estava demorando”, contou. “Aí, respondi afirmando que iria mais rápido se ele me ajudasse a lavar a louça. Nisso, ele falou que não faria isso por ser ‘coisa de mulher’”.
A reação da mãe: brigou com o filho, de 13 anos, que, agora, é responsável pela tarefa diária de lavar a louça da casa. “Compartilhei minha decisão no Facebook pois acho inconcebível essa visão dele em relação às mulheres”, relatou a empresária.
“Não foi um castigo”, completou. “Mas, sim, um ensinamento.” Ela lamenta não ter mostrado antes aos dois filhos (ela ainda tem um mais novo) a importância da divisão das tarefas domésticas. Gracy diz que a rotina era “automática” e que ela acabava resolvendo tudo sozinha por ser mais rápido, enquanto o pai dos meninos também não dava o exemplo dentro de casa (isso antes do casal se separar). Passada a bronca pública, a mãe afirma que ambos os filhos irão participar mais da rotina da casa.
“O fator mais importante desse aprendizado é fazer com que eles se tornem independentes e que, quando virarem adultos, não ‘escravizem’ suas futuras esposas”, opinou Gracy.
LEIA TAMBÉM:
#WeMissYouAvalanna: Quem é a fã de Justin Bieber que deixou saudade
Youtuber mirim ajuda moradores de rua (em vez de jogar água neles!). Entenda o caso
Com a repercussão, a mãe afirmou que continuará a escrever em seu Facebook contra o machismo e sobre o papel da mulher na sociedade: “Fiquei feliz que outras mães, também inconformadas com o machismo, disseram que passarão a colocar os filhos homens para realizar as tarefas domésticas”. Assim, eles aprendem desde cedo que homens e mulheres têm iguais direitos e deveres, seja na vida pública, ou privada.
Pela internet, algumas das reações ao post de Gracy: