Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

A reinvenção dos anjos: como a Victoria’s Secret renasceu

Sem se adaptar aos novos tempos, a grife parecia condenada à irrelevância, mas ganhou fôlego com mudanças no portfólio e na estratégia de negócios

Por Sabrina Brito Atualizado em 4 jun 2024, 11h59 - Publicado em 15 Maio 2022, 08h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Os clientes que visitam as novas lojas da grife californiana Victoria’s Secret saem de lá quase sempre surpresos. As paredes e tetos escuros, a iluminação baixa e o destaque para as peças provocantes de lingerie que tornaram a marca sinônimo de moda íntima deram lugar a tons pastel, espelhos enormes e manequins plus size. Além de sutiãs e calcinhas, itens que fizeram a fama da empresa, são oferecidas agora roupas para ocasiões variadas e uma seleção de peças de gênero neutro, e há uma aposta maior nos produtos de beleza e perfumes. A radical mudança faz parte da estratégia de reinvenção da companhia e pode ser compreendida como uma tentativa desesperada para salvá-la do caminho da irrelevância. “Tínhamos de parar de agir em razão do que os homens queriam e começar a pensar no que as mulheres desejam”, justificou o diretor-executivo Martin Waters.

    ASAS - A brasileira Alessandra Ambrosio: uma de suas famosas “angels” -
    ASAS - A brasileira Alessandra Ambrosio: uma de suas famosas “angels” – (Sherwin/EFE)

    Depois de construir a sua reputação com desfiles de modelos famosas — os anjos inconfundíveis e de forte apelo sexual —, a grife acabaria inevitavelmente desconectada dos novos tempos. De certa forma, as modelos sempre magras, brancas, altas e de cabelo liso entraram em choque com os conceitos atuais de beleza, muito mais inclusivos. Assim, aos poucos, a empresa ficou em descompasso com aquilo que as gerações recentes almejam na hora de comprar: uma marca em que se vejam espelhadas. A pressão foi tanta que, em 2020, o ramo britânico da Victoria’s Secret declarou o pedido de proteção contra credores, passo anterior à falência. No mesmo ano, a marca fechou 250 lojas. Pouco antes, Ed Razer, diretor de marketing da grife, havia dito que a companhia não lançaria roupas plus size, em uma clara resistência para se tornar uma marca com a qual mais pessoas pudessem se identificar. Em resposta à declaração, a empresa passou a ser alvo de rumorosos protestos feitos diante de suas lojas. Para piorar, o executivo foi acusado de misoginia e assédio. “Enquanto isso, alguns competidores da Victoria’s Secret aproveitaram o timing para investir em produtos de maior diversidade, exatamente o que fez a Fenty, marca da Rihanna”, diz Márcio Ito, consultor de moda da Faculdade Santa Marcelina.

    Quando a crise chegou às finanças da companhia, ficou mais do que evidente que era hora de mudar. Muitas de suas modelos tradicionais foram substituídas por mulheres mais “reais” e comuns. Além disso, a Victoria’s Secret acrescentou ao catálogo nomes associados à diversidade, como ativistas, empreendedoras e atletas LGBTQIA+. Foi uma primeira tentativa de reinventar a marca, atualizando-a. O passo mais recente na trajetória de recuperação foi dado com o anúncio, no último dia 29 de abril, de uma parceria com a Amazon para vender sua linha de artigos de beleza. O primeiro grande acordo do tipo feito pela Victoria’s Secret prevê que cerca de 120 produtos estejam disponíveis no varejista digital, incluindo loções, sabonetes e fragrâncias da marca. De acordo com Greg Unis, CEO do Negócio de Beleza da empresa, a intenção é, no longo prazo, adicionar outros itens, como sutiãs e calcinhas, à plataforma. “Estamos expandindo nosso universo de consumidores”, afirmou Unis. A estratégia vem dando certo. A divisão de produtos de beleza, antes irrelevante, agora é responsável por 15% do faturamento.

    Continua após a publicidade
    QUEDA - Manifestação nos EUA: ativistas protestam contra a falta de diversidade -
    QUEDA - Manifestação nos EUA: ativistas protestam contra a falta de diversidade – (Spencer Platt/Getty Images)

    Nunca é fácil para grandes marcas mudar o foco de seus negócios, mas a história corporativa está repleta de exemplos marcantes. A Apple alçou voo e se tornou a marca mais valiosa do mundo apenas ao desbravar novos nichos de mercado. Com a chegada do primeiro iPhone, em 2007, passou a se dedicar mais aos aparelhos móveis em vez de focar apenas em computadores, e com isso passou a ser a principal referência em tecnologia para diversas gerações de consumidores — algo que se mantém até os dias atuais. A japonesa Nintendo, criada em 1889 como fabricante de cartas de jogos, se tornou o gigante dos games quando o bisneto do fundador Fusajiro Yamauchi assumiu o comando da empresa e olhou para os jogos eletrônicos. Como se vê, o segredo para a vida longa é ficar atento às transformações da sociedade. Para a Victoria’s Secret, há um fator ainda mais decisivo: anjos, afinal, nunca morrem.

    Publicado em VEJA de 18 de maio de 2022, edição nº 2789

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.