Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

Como o mercado tem se mostrado mais inclusivo contra o etarismo

Existem até mesmo plataformas que fazem a ponte entre os profissionais maduros e as empresas

Por André Sollitto Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jun 2024, 12h34 - Publicado em 25 fev 2022, 06h00

Quando o assunto é diversidade no ambiente de trabalho, boas intenções e belos discursos nem sempre são suficientes. Às vezes, é preciso adotar uma postura mais assertiva e criar programas específicos para o público que se quer atrair, mesmo que esse tipo de iniciativa provoque a revolta de parcelas mais conservadoras da sociedade.

Nesse cenário, o Magazine Luiza tem assumido papel de destaque. Assim como fez com um programa de trainee voltado apenas a candidatos negros, a empresa criou dois projetos de formação e contratação direcionados ao público maduro. Um deles, o 50+, foi específico para a central de relacionamento, e o outro, Desenvolve 40+, teve como foco a área de tecnologia, dominada por colaboradores mais jovens. A intenção é capacitar profissionais para um segmento que sofre com escassez de mão de obra. Ao mesmo tempo, cria um ambiente de troca de experiências entre gerações. A primeira edição tem 100 alunos e a média de idade é 48 anos. “Temos colaboradores com vários anos de casa, mas, com o crescimento da empresa, a mistura de idades acabou se diluindo e decidimos reforçar a diversidade”, afirma Patricia Pugas, diretora-executiva de gestão de pessoas do Magalu.

Outras empresas têm lançado programas semelhantes. A operadora Tim, por exemplo, acabou de abrir um processo seletivo exclusivo para trabalhadores com mais de 50 interessados em atuar com vendas. A consultoria Accenture lançou o programa Grand Masters no ano passado com o intuito de ampliar a diversidade etária entre seus cerca de 19 000 funcionários, a maioria deles jovens millennials e membros da geração Z, e oferecer treinamentos técnicos para o público mais velho, inclusive para quem avalia uma guinada total na carreira.

Existem até mesmo plataformas que fazem a ponte entre os profissionais maduros e as empresas. É o caso da Maturi, que tem mais de 170 000 pessoas cadastradas em sua base de dados e oferece cursos de capacitação e empreendedorismo.

Publicado em VEJA de 2 de março de 2022, edição nº 2778

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.