Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

Nua, mas não pelada: a polêmica moda que cria ilusões de ótica do corpo

Chamada de trompe-l’oeil, estética bebe do surrealismo e imita contornos e formatos de seios e bumbum

Por Simone Blanes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 8 dez 2023, 19h58 - Publicado em 8 dez 2023, 19h57
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Em tempos em que o real se confunde com o virtual, e o digital toma proporções gigantescas, uma tendência de moda volta a ganhar força entre fashionistas e celebridades: o trompe-l’oeil (em português, engana os olhos), técnica de estamparia que proporciona um efeito visual tridimensional à roupa e cria ilusões de ótica.

    Trata-se de uma estética que essencialmente imita a silhueta do corpo humano, criando ilusões de ótica sobre os contornos e formatos de seios, bumbum, abdômen e até ondas de calor. Cada vez mais realistas e de altíssima definição, graças aos avanços das tecnologias de estamparia, são capazes, inclusive, de enganar não só os olhos, mas os próprios algoritmos das redes sociais, que programados para censurar a nudez e os mamilos femininos, por exemplo, impedem a publicação dos tais looks, dada a semelhança. Outras vezes, porém, eles conseguem passar incólumes pela “censura”, permitindo que estrelas como Anitta, Camila Queiroz e Bruna Marquezine emplaquem seus os seios em seus feeds “mostrando tudo.”

    Real, Irreal e Surreal

    Da turma fashionista, o apreço por essas peças bebe de outras fontes. O universo revolucionário da estilista italiana Elsa Schiaparelli, que usava e abusava de recursos desse tipo como parte de sua criação surrealista é uma inspiração. Assim como o trabalho do francês Jean Paul Gautier, maior responsável pela popularização do trompe-l’oeil nos anos 1990, com seus lendários modelitos que não só imitavam os formatos do corpo de esculturas gregas e simulavam a própria roupa com linhas de diferentes diâmetros para contornar a silhueta humana, mas explorava desenhos geométricos e coloridos que remetiam às ondas de calor. É dele também a icônica coleção inspirada na obra do pintor húngaro Victor Vasarely, um dos grandes nomes da Op Art.

    Recentemente, Gautier voltou às raízes e criou duas controversas coleções de trompe-l’oeil: uma com a influenciadora Lotta Volkova, em que os vestidos imitavam os naked dress e pareciam trazer a mulher completamente nuas, e agora com o designer Glenn Martens para a coleção de inverno 2023 da Y/Project, inspiradas em seu próprio trabalho de 1996, “Trompe L’œil Statue”, ressaltando a nudez das estátuas gregas femininas.

    Continua após a publicidade

    Mas Gautier não é o único a aderir à polêmica tendência. O badalado Jonathan Anderson, da Loewe, foi outro que trouxe essas peças com ilusão de ótica em sua passarela masculina, assim como a Syndical Chamber, de Barcelona, que ao criar estampas realistas do corpo humano, virou favorita entre brasileiras como Iza e a própria Anitta. Na linha realidade virtual, a britânica Forbidden Knowledge conquistou Kylie Jenner e Cardi B com sua estética futurista.

    Controvérsias à parte, a trompe-l’oeil não deixa de ser um manifesto feminino. Sob a ideia de que as mulheres podem fazer escolher o que fazer com seus próprios corpos, incluindo mostrá-los quando, onde, como e para quem bem entenderem, mesmo que não seja do jeito literal, é um movimento de coragem e ousadia. É claro que na era dos nudes, também existe um quê de exibicionismo e marketing para quem busca plateia. Mas entre uma coisa ou outra, a ideia é se vestir para mostrar algo – ou não. E aí, é você quem decide.

    img-7803-654×806
    Kylie Jenner veste Forbidden Knowledge: estampa futurista (Reprodução Instagram/Reprodução)

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.