A cena é de chamar atenção de qualquer transeunte. Enquanto milhares de espectadores aguardam apreensivos na Baía de Hillsborough, no sul da cidade floridense de Tampa, centenas de piratas invadem o centro de convenções para sequestrar a prefeita e exigir a chave da cidade.
Chamado de Festival Gasparilla, o evento ocorreu no último sábado, 27, e celebra, desde 1904, o pirata mítico José Gaspar. Embora não existam evidências da sua existência, reza a lenda que o gatuno espanhol tenha ficado famoso entre os séculos XVIII e XIX por capturar navios no golfo de México. Ele também teria invadido a costa da Flórida.
Estima-se que o evento tenha reunido cerca de 300 mil pessoas. O início ocorreu na Baía de Hillsborough, de onde um grande navio pirata e centenas de botes partem para o Canal Seddon em direção ao centro de convenções. O líder da tripulação, então, recebe a chave da cidade e tem início uma grande parada ao longo da Bayshore Boulevard.
BREAKING NEWS: @GasparillaTampa pirates have invaded our city!
Celebratory parade starts at 2pm. pic.twitter.com/MMsTGsPBmn
— City of Tampa (@CityofTampa) January 27, 2024
O evento é mesmo semelhante a um carnaval, mas em proporções muito menores. Enquanto os mais de 100 carros alegóricos atravessam a avenida, distribuindo colares de contas, os moradores e visitantes vestidos a caráter festejam com muita bebida. “É um momento de celebrar as pessoas”, disse a VEJA Daniel Gullac, 77, que viajou de Nova Jersey, a mais de 1.600 quilômetros de distância, junto de sua esposa Adrianne Gullac, 82, para prestigiar o Gaspy, como também ficou conhecido o festival. “Nós já viemos há dois anos e decidimos voltar”.
Os locais também aproveitam. “Eu acabei de sair do trabalho e, embora a parada já esteja terminando, decidi parar em um bar por perto e observar a alegria das pessoas”, disse John Smith (nome fictício), 44.
O festival ocorre no penúltimo sábado de janeiro, anualmente, mas dois outros eventos, um infantil, no meio do mês, e uma parada noturna, em fevereiro, também acontecem. Estima-se que a Gasparilla movimente algo entre 22 e 40 milhões de dólares localmente e tem um grande impacto positivo em grupos sociais apoiados pelas entidades participantes.