9 filmes inteligentes na Netflix e na Amazon para ferver o cérebro
Confira uma seleção de longas de diferentes gêneros com roteiros bem pensados e que fazem o espectador refletir
Para além do entretenimento, o cinema é usado com perspicácia por diretores e roteiristas que querem levar o público a pensar e refletir enquanto sobem os créditos finais — e também durante os dias seguintes, de preferência. Abaixo, confira uma seleção de longas de gêneros variados, que oferecem histórias bem construídas e enredos inteligentes, disponíveis nos sites de streaming Amazon Prime Video e Netflix.
Amnésia
Com montagem em ordem cronológica decrescente, o filme de ritmo policial mostra um homem que sofre de perda de memória recente e que busca vingar sua mulher assassinada. A caçada ao principal suspeito dá o tom da ação, mas está longe de ser o mote do filme, que no fundo vasculha a personalidade do protagonista e suas muitas facetas. O longa é um dos primeiros assinados por Christopher Nolan, hoje bastante conhecido por títulos como Dunkirk, Interestelar, A Origem e a elogiada trilogia Batman: O Cavaleiro das Trevas.
Disponível na Amazon Prime Video.
No Limite do Amanhã
No thriller de ficção científica, Tom Cruise e Emily Blunt interpretam militares que enfrentam uma invasão alienígena. Ele é designado para uma missão na qual todos morrem. Pouco depois, o homem acorda no quartel, revive todos os mesmos acontecimentos, e morre novamente. A repetição ganha outra dinâmica quando ele encontra a comandante Rita (Emily). Ela tem uma teoria para o looping temporal e como usá-lo a favor dos humanos. Com a rapidez das cenas de ação e as viagens no tempo, é preciso ficar atento aos detalhes do filme, que ainda consegue oferecer um pequeno drama entre os personagens.
Disponível na Amazon Prime Video.
Ave, César!
Com o típico humor ácido dos irmãos Ethan e Joel Coen, o filme se passa nos bastidores de Hollywood na década de 1950, e acompanha diferentes estrelas cinematográficas de perfis variados, que acabam envolvidas numa mesma trama quando um astro, vivido por George Clooney, é sequestrado. As paranoias americanas, especialmente envolvendo a paixão ou o ódio pelo socialismo, a obsessão por manter a imagem de perfeição e o desejo de entreter com fórmulas fáceis são espinafrados pelos cineastas com perspicácia e a ajuda de um grande elenco.
Disponível na Netflix.
A Árvore da Vida
Com uma estética peculiar, o cineasta Terrence Malick é do tipo ame-o ou deixe-o de lado. E só experimentando para saber a qual grupo você pertence. Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes em 2011, A Árvore da Vida é um dos títulos mais elogiados do diretor e acompanha a dinâmica de uma família formada por três crianças e os pais, interpretados por Brad Pitt e Jessica Chastain. No futuro, um dos filhos é vivido por Sean Penn. Ao longo da trama, repleta de belíssimas cenas, resultado de uma fotografia impecável, os personagens dissertam sobre a criação do mundo, a relação do humano e da natureza com o divino, e os laços familiares.
Disponível na Netflix.
Últimos Dias no Deserto
O colombiano Rodrigo García, filho do escritor Gabriel García Márquez, adicionou um tom psicanalítico à conhecida história bíblica que diz que Jesus passou 40 dias de jejum no deserto. O livro sagrado, contudo, pouco conta sobre o que aconteceu no período e se detém em falar sobre as três vezes que o Messias cristão é tentado por Satanás. García então usa essa lacuna para criar uma trama com desdobramento freudiano, em que Jesus conhece uma pequena família que reflete nele próprio tormentas e uma crise de identidade quanto ao seu destino: a crucificação.
Disponível na Netflix.
Thelma
Intenso e belissimamente dirigido, o drama norueguês prende e leva o espectador a tentar entender as muitas nuances que a protagonista esconde – ou que nem ela mesma sabe. A primeira cena entre Thelma criança e seu pai caçando em uma floresta coberta de neve já é digna de choque, e a explicação para o estranho momento se dá no meio do filme. Entre elas, o longa mostra a chegada de Thelma à faculdade na capital, deixando para trás a família provinciana e uma pesada carga cristã. Ela se apaixona por uma moça, e o amor considerado por ela proibido funciona de gatilho para uma série de convulsões, que desencadeiam uma espécie de poder psicocinético com resultados dramáticos. Religião, bruxaria e psiquiatria se misturam em uma trama de suspense sensual e aterrorizante.
Disponível na Netflix.
O Outro Lado do Vento
Renomado cineasta americano, Orson Welles, vencedor do Oscar por Cidadão Kane (1941), morreu em 1985 deixando inacabado o projeto conhecido como O Outro Lado do Vento. Muitos são os motivos que fizeram o filme, pensado por ele na década de 1960, não ver a luz do dia, desde dramas nos bastidores até dificuldades financeiras. A ideia era fazer uma sátira da indústria cinematográfica a partir da história, agora irônica, de um diretor badalado com dificuldades de encerrar um filme. Welles deixou mais de dez horas de cenas gravadas, poucas editadas, e muitos buracos. O projeto saiu da gaveta este ano, quando a Netflix reuniu tudo isso e montou uma grande homenagem ao cineasta. Com seus diversos recortes e tramas paralelas, o longa provoca sensações e ideias, e se distancia do propósito de ter um sentido definido. O pacote fica mais interessante aos fãs da arte de fazer cinema e de seus bastidores.
Disponível na Netflix.
Clube da Luta
É comum encontrar na internet análises psicológicas e que tentam desvendar mensagens subliminares em Clube da Luta. Não à toa. A premissa inicial parece simples: um homem entediado com a vida faz amizade com outro de personalidade altiva e violenta e, juntos, eles dão início a um clube secreto em que rola pancadaria por diversão. Contar algo além disso é estragar a experiência do filme. Aliás, para quem já viu e sabe todos os spoilers, assistir ao longa novamente só o deixa ainda mais divertido.
Disponível na Amazon Prime Video.
O Sacrifício do Cervo Sagrado
O filme estrelado por Nicole Kidman e Colin Farrell é do tipo que se desvenda aos poucos, levando o espectador e tentar entender o que está acontecendo e qual a relação daqueles personagens. Conforme o quebra-cabeça começa a se formar, novas emoções surgem, com reviravoltas absurdas e uma trama que prende por seus mistérios. O roteiro faz uma releitura da tragédia grega Ifigênia, escrita por Eurípides cerca de 2.400 anos atrás. Nela, o rei Agamêmnon mata um cervo sagrado numa caçada, deixando irada a deusa Ártemis que exige dele o sacrifício de um membro da família.
Disponível na Amazon Prime Video.