Artista chinês participaria da abertura da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, nesta quarta-feira
Por Da redação
Atualizado em 18 out 2017, 19h05 - Publicado em 18 out 2017, 17h50
O artista dissidente chinês Ai Weiwei foi impedido de viajar para o Brasil pela companhia aérea americana United Airlines nesta terça-feira. O artista, que se encontrava nos Estados Unidos, vinha a São Paulo para participar da abertura da 41ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, marcada para a noite desta quarta-feira, onde apresentaria seu filme, Human Flow – Não Existe Lar se Não Há para Onde Ir.
Em uma postagem em seu perfil no Instagram, Weiwei explicou o que aconteceu. “No portão C121, a equipe (do voo) checou meu passaporte e visto e afirmou que meu visto estava vencido e que eu não poderia embarcar”, escreveu. Ele afirmou que tentou convencer os funcionários de que o visto ainda era válido, mas que não adiantou. O artista entrou em contato com a distribuidora do filme dele no Brasil, a embaixada brasileira em Berlim (cidade onde ele mora) e o consulado brasileiro em Nova York, órgãos que confirmaram que o visto continuava válido. “Foi um erro da companhia aérea não me deixar embarcar.”
Weiwei afirmou que vai tentar embarcar para São Paulo novamente na noite desta quarta-feira com o mesmo visto. “Gostaria de estar no festival de cinema quanto antes, e sinto muito por perder as entrevistas e a abertura por causa dessa situação com a United Airlines”, escreveu.
Continua após a publicidade
Procurada, a assessoria de imprensa da Mostra Internacional de Cinema afirmou que o artista deve chegar ao Brasil na manhã desta quinta-feira e vai participar de um bate-papo sobre o filme à noite, no Cinearte (Av. Paulista, 2073), após a sessão do longa, que está marcada para as 19 horas. A abertura da Mostra acontecerá normalmente, nesta quarta, sem a presença de Weiwei.
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis CLIQUE AQUI.