Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

Além do ‘BBB22’: pesquisa revela como brasileiro vê reality shows

Estudo realizado com mais de 1 000 pessoas expõe preferência do público por programas e diferença na forma de consumo entre as gerações

Por Amanda Capuano Atualizado em 24 mar 2022, 11h27 - Publicado em 24 mar 2022, 09h59

A empresa de tecnologia MindMiners acaba de divulgar um estudo inédito sobre a relação dos brasileiros com reality shows. Sem nenhuma surpresa, o Big Brother é o queridinho dos espectadores, preferido por 59% dos entrevistados, seguido por Masterchef (34%) e The Voice Brasil (32%). Chama atenção, porém, outro detalhe: questionados sobre qual seria o melhor apresentador de realities, Pedro Bial, que está longe do BBB desde 2016, foi o mais citado – só após seu nome é que aparece o de Tadeu Schmidt, atual titular do posto.

Em relação ao público, os millenials, já na casa dos 30 e 40 anos, são os que mais consomem reality shows, mas quem se diverte mesmo são os boomers (acima dos 60) e a geração Z, os jovens do momento. Enquanto 60% do público alegam assistir às atrações para passar o tempo, 78% dos boomers apontam a diversão como motivo principal, seguidos pela geração Z, com 65% assinalando a mesma opção.

Isso se reflete, também, na forma de consumir os programas. Segundo os dados da pesquisa, 60% dos entrevistados consomem algum reality diariamente, e 67% deles por meio da TV aberta. Entre os jovens, a situação é um pouco diferente: apesar de a geração Z também bater cartão na TV aberta, eles são maioria quando o assunto é acompanhar realities no streaming (63%) e também nas redes sociais, já que mais da metade deles (55%) alega dar uma espiadinha nos programas por postagens em lugares como Twitter e Instagram – o que explica a presença constante de programas como o BBB nos assuntos mais comentados online.

Outro ponto coberto pela pesquisa é a participação de famosos: enquanto 42% das pessoas acreditam que as celebridades aumentam o interesse pelos reality shows, 68% dos entrevistados afirmam que preferem que o ganhador seja uma pessoa comum. A opinião ajuda a elucidar o fato de que, desde que famosos passaram a participar do BBB, em 2020, nenhum saiu vencedor do programa. Neste ano, porém, os favoritos ao prêmio parecem fazer parte do chamado “camarote”. É esperar para ver se os humores da plateia vão mudar de fato.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.