Músicos, presidente, ex-presidentes e outras personalidades se comoveram, nesta quinta-feira, com a morte de Aretha Franklin, aos 76 anos. A cantora, que ficou eternizada como a rainha da soul music, morreu em sua casa, em Detroit, às 9h50 (8h50 no horário de Brasília), vítima de um câncer de pâncreas do tipo neuroendócrino.
Cantores como Paul McCartney, John Legend, Elton John e Liam Gallagher foram alguns dos que mandaram mensagens celebrando a carreira da americana. O presidente Donald Trump também comentou a perda. Confira algumas homenagens publicadas nas redes sociais nesta manhã:
“Vamos tirar um momento para agradecer à bela vida de Aretha Franklin, a Rainha do nosso soul, que nos inspirou por muitos anos. Ela fará falta, mas a sua memória como grandiosa cantora e boa pessoa viverá para sempre conosco” (Paul McCartney)
“Deus abençoe Aretha Franklin, a rainha do soul, e paz e amor para sua família”, escreveu Ringo Star.
“É difícil imaginar um mundo sem você. Ela não só era uma brilhante cantora, mas o seu compromisso com os direitos civis teve um impacto permanente no mundo” (Barbra Streisand)
“Saudações à Rainha. A melhor vocalista que eu já vi” (John Legend)
“A perda de Aretha Franklin é um golpe para todos que amam a música real: Música do coração, da alma e da Igreja. Sua voz era única, sua habilidade no piano subestimada – ela era uma das minhas pianistas favoritas”, escreveu Elton John no Twitter.
“Descanse em paz, Aretha Franklin. Que voz” (Liam Gallagher)
“A voz/confiança era inigualável. Obrigada, Aretha Franklin”, escreveu a atriz e cineasta Ava DuVernay, junto com versos da música (You Make Me Feel Like a) Natural Woman (1968).
“O mundo perdeu uma mulher incrivelmente talentosa hoje. Descanse em paz Aretha Franklin… seu legado e música irá nos inspirar e inspirar futuras gerações para sempre” (Britney Spears)
“Aretha foi uma inspiração tão atemporal para mim e para tantos outros, a suprema rainha, obrigado pelo dom de sua voz, música e alma inabalável” (Christina Aguilera)
“Não consigo me lembrar de um dia da minha vida sem a voz e a música de Aretha Franklin enchendo meu coração com tanta alegria e tristeza. Absolutamente com o coração partido que ela se foi, que mulher. Obrigado por tudo, as melodias e os movimentos” (Adele)
“Hoje perdemos uma pessoa grandiosa. Ela sempre será lembrada e admirada. Aretha, descanse em paz. Te amamos” (Ricky Martin)
O ícone dos direitos civis e congressista democrata americano John Lewis lembrou de Aretha como “uma das maiores artistas de nosso tempo” e agradeceu seu apoio à luta contra o racismo. “Perdemos uma das maiores artistas de nosso tempo. Aretha Franklin era tão talentosa. Ela foi um dos presentes preciosos de Deus para o mundo – uma das jóias brilhantes de Deus”, disse em comunicado.
Presidente e ex-presidente
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também lamentou a perda da cantora. “A Rainha do Soul, Aretha Franklin, está morta. Ela foi uma grande mulher, um presente maravilhoso de Deus, sua voz. Sentiremos a falta dela!”, tuitou.
O ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton e sua mulher e ex-secretária de Estado Hillary também prestaram sua homenagem. “Hillary e eu sentimos a morte de nosso amiga Aretha Franklin, um dos maiores tesouros nacionais dos Estados Unidos”, afirmou Clinton em um comunicado.
“Por mais de 50 anos, ela agitou nossas almas. Ela era elegante, graciosa e totalmente firme em sua arte”, completou o ex-mandatário, que lembrou a participação da cantora nas duas cerimônias de inauguração de seus governos.