A banda punk Dead Kennedys informou nesta sexta-feira, 26, o cancelamento dos quatro shows que faria no Brasil em maio. Segundo comunicado divulgado pelo grupo, a decisão foi tomada após a repercussão negativa do pôster da turnê. “As consequências criaram uma situação bastante perigosa para nossos fãs que frequentam nossos shows. (…) Por essa razão, infelizmente estamos bastante tristes em informar que a banda não poderá mais tocar no Brasil neste ano; sentimos que esta é realmente a única alternativa de manter as pessoas seguras”, explica o texto.
A produtora EV7 Live, responsável pela organização dos shows no país e pela divulgação do cartaz, afirmou que não estava ciente da decisão dos músicos. “Não fomos informados oficialmente pela banda. Postaram sem nos avisar”, afirmaram em sua página no Facebook.
A ilustração em questão, feita por Cristiano Suarez e publicada pela produtora na segunda-feira 22, mostra uma família vestida como o palhaço Bozo, usando a camiseta da seleção brasileira e empunhando armas. Um dos filhos diz, em inglês: “Amo o cheiro de pobres mortos pela manhã”. Ainda aparecem, ao fundo, favelas em chamas e, à frente, tanques de guerra. Bozo é um dos apelidos depreciativos usados pelos críticos de Jair Bolsonaro para se referir ao presidente.
Horas depois da divulgação do cartaz, a banda decidiu se pronunciar sobre o caso. “O pôster foi divulgado pela promotora de shows sem o conhecimento do Dead Kennedys e não foi autorizado”, dizia a nota. “Dead Kennedys é uma icônica banda americana de punk conhecida por suas declarações políticas e ostenta uma postura fortemente antifascista e antiviolência, mas sente que não é capaz de presumir conhecer o suficiente sobre a situação de outros países para entrar em suas questões políticas específicas. O cartaz divulgado não reflete uma declaração política ou posição do Dead Kennedys. A mensagem básica da banda tem sido, e é, pedir às pessoas que pensem por si mesmas, não dizer a elas o que devem pensar.” O texto, no entanto, foi apagado minutos depois da publicação nas redes sociais do grupo.
Confira o comunicado de cancelamento dos shows na íntegra:
“O promotor no Brasil realmente não soube como gerenciar as coisas da forma correta. Sem nos contatar sobre o assunto, ações estúpidas foram tomadas e que fizeram com que os pregadores de ódio se manifestassem por todos os lados. Mesmo assim, nós consideramos que o pôster ficou bem legal e nós concordamos com a ideia; as consequências criaram uma situação bastante perigosa para nossos fãs que frequentam nossos shows. Nós nunca colocamos nosso público em risco, visto que isso não representa o que somos. Por esta razão, infelizmente estamos bastante tristes em informar que a banda não mais poderá tocar no Brasil este ano; sentimos que esta é realmente a única alternativa de manter as pessoas seguras. Nós faremos uma doação da porcentagem dos rendimentos que nos foram antecipados para uma instituição de caridade.”