Eagles processa hotel mexicano por lucrar com ‘Hotel California’
Banda afirma que estabelecimento engana clientes ao deixar implícito que tem relação com a icônica música
O grupo americano Eagles abriu uma ação contra um estabelecimento mexicano por este se aproveitar do nome Hotel California, o título de sua música mais famosa, informou nesta terça-feira o site TMZ. O Eagles afirma no processo que os proprietários do Hotel California em Todos Santos, uma localidade na província da Baixa Califórnia, 75 quilômetros ao norte de Cabo San Lucas, afirmam a seus hóspedes desde 2001 que o local teria inspirado a música. Segundo o site do hotel, o estabelecimento foi inaugurado em 1948.
A banda nega que Hotel California tenha qualquer vínculo com o estabelecimento e exige a seus proprietários que deixem de lucrar usando o nome da canção, além de pedir uma indenização financeira.
Em seu site, o hotel cita as “lendas” que indicam uma possível conexão entre o lugar e a canção do Eagles, mas também afirma de forma explícita que seus proprietários “não têm qualquer ligação, nem promovem qualquer vínculo” com a banda.
Hotel California faz parte do disco homônimo de 1976 do Eagles, a banda de rock popular e bem-sucedida liderada por Glenn Frey e Don Henley. A canção se transformou no grande sucesso do Eagles e ainda é muito tocada nas rádios de todo o mundo 40 anos depois de seu lançamento. Há mutias lendas sobre o clássico do rock — até uma que diz que ele se refere a um centro psiquiátrico em Los Angeles.
A misteriosa letra de Hotel California já foi interpretada como uma metáfora dos excessos da vida dos artistas e também como um olhar crepuscular sobre o sonho americano. Para outros, ela carrega mensagens satânicas.
(Com agência EFE)