Escritora Ana Maria Gonçalves se torna primeira mulher negra na ABL em 128 anos
Autora de 'Um Defeito de Cor' ocupa agora a cadeira 33, deixada pelo filólogo Evanildo Bechara, morto em maio

A Academia Brasileira de Letras elegeu como imortal a escritora Ana Maria Gonçalves, autora do livro Um Defeito de Cor (2006), nesta quinta-feira, 10. A mineira ocupa agora a cadeira 33, deixada pelo filólogo Evanildo Bechara, morto em 22 de maio, após conquistar 30 dos 31 votos dos acadêmicos — ela disputava a vaga com outros 11 intelectuais. Com a honraria, Ana se torna a primeira imortal negra da história da instituição.
Ana Maria é a 13ª mulher a ingressar na ABL e faz parte de um movimento da instituição para aumentar a representatividade entre seus membros. Além da autora, somente o cantor e compositor Gilberto Gil e o escritor Domício Proença Filho são negros. No ano passado, o ativista e escritor Ailton Krenak se tornou a primeira pessoa indígena a ser eleita imortal.
“Temos a satisfação de anunciar Ana Maria Gonçalves como nossa mais nova Acadêmica. Ela é a primeira mulher negra a integrar a Academia Brasileira de Letras em 128 anos e também a mais jovem do atual quadro de imortais. Escritora, roteirista e dramaturga, ela é autora do aclamado romance Um Defeito de Cor, vencedor do Prêmio Casa de las Américas (2007) e eleito como melhor livro de literatura brasileira do século XXI por júri da Folha de S.Paulo. Com sólida atuação no Brasil e no exterior, foi escritora residente em instituições como Tulane, Stanford e Middlebury, nos EUA. Tem se destacado pela difusão de debates sobre literatura e questões raciais, além de atuar como professora de escrita criativa e curadora de projetos culturais.”, celebrou a Academia em seu anúncio no Instagram.
Um Defeito de Cor narra a trajetória de Kehinde, uma mulher africana escravizada na Bahia que busca por décadas por um filho perdido. A obra inspirou o samba-enredo da Portela no Carnaval do Rio de Janeiro em 2024.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial