Guilhermo del Toro explicou sua reação durante a cerimônia do Globo de Ouro no último domingo, após a alfinetada da atriz Natalie Portman, que apresentou a categoria de direção ao lado de Ron Howard. “Aqui estão todos os indicados homens”, afirmou a atriz, chamando atenção ao fato de nenhuma mulher ter sido nomeada na categoria.
A câmera, logo em seguida, mostrou a reação confusa de Del Toro, que na verdade, não tinha ouvido a fala de Natalie. “Na televisão é uma coisa e no local onde estamos é outra. Eu ouvi a categoria e estava reagindo a isso. Só alguns segundos depois que ouvi o que ela falou”, afirmou o diretor em entrevista à BBC News.
Guilhermo del Toro ainda afirmou que concorda “completamente” com a alfinetada da atriz. “Particularmente nesse ano, que tiveram filmes da Greta Gerwig e da Patty Jenkis, esse reconhecimento é muito importante”, explicou ao se referir às diretoras de Lady Bird – A Hora de Voar e Mulher-Maravilha. “O importante é reconhecer que, nessa temporada, há filmes muito merecedores feitos por mulheres muito boas.”
Del Toro levou a estatueta de melhor diretor do Globo de Ouro pelo filme A Forma da Água, a produção com maior número de indicações ao Bafta, que tem data de estreia marcada para o dia 1° de fevereiro no Brasil.