Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

Google lança plataforma mundial com três mil anos de moda

Contando com a parceria de 180 instituições de 42 países, o projeto expõe imagens, vídeos e imersões digitais gratuitamente

Por Da Redação
Atualizado em 4 jun 2024, 21h55 - Publicado em 8 jun 2017, 13h18
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Google lançou nesta quinta-feira um espaço virtual que reúne informações sobre moda, suas mudanças e dimensões sociais, ao longo dos últimos três mil anos. Chamada de We Are Culture, a exposição digital conta com fotos, vídeos, documentos e até experiências em realidade virtual.

    O projeto faz parte da plataforma Google Arts & Cultureque desde 2011 congrega o acervo de museus ao redor de todo o mundo. Nela, é possível encontrar obras de Van Gogh, Monet e até desenhos de Ziraldo e grafites da dupla de irmãos brasileiros conhecida como Gêmeos.

    O acervo já contava com algumas obras de moda, mas os desenvolvedores decidiram aumentar o espaço dado ao mundo têxtil, entendido também ele como reflexo da cultura da sociedade. Para chegar ao volume final, o Google fechou parceria com 180 instituições de 42 países, possibilitando que mais de 30 000 itens relacionados fossem adicionados à plataforma.

    Continua após a publicidade

    O Brasil contribuiu com onze parcerias, com instituições como Museu da Moda Brasileira, Museu Afro Brasil, Museu Imperial e até mesmo o Museu do Futebol. Há 1.300 itens nacionais, expostos em diferentes lugares do país e agora também online: são peças diversas, desde as roupagens da família imperial até a chuteira de Pelé na copa de 1970.

    Museu-do-Índio
    Foto de meninos da Tribo Carajá do Museu do Índio (Reprodução/Divulgação)

    O propósito é de que a plataforma sirva não só como acervo, mas que também apresente exposições sobre temas dentro do universo da moda, como pessoas que se tornaram ícones do assunto, movimentos marcantes e até os bastidores das grandes produções fashion.

    Além disso, serão abordadas discussões atuais, como o debate a respeito do consumo sustentável e a produção de lojas fast fashion — tipo de comercialização em que os produtos são fabricados, consumidos e descartados em um período muito curto.

    Continua após a publicidade

    O apresentador Caio Brás participou do evento de lançamento do projeto em São Paulo e ressaltou como a moda está passando por um momento político, em que são discutidos temas como apropriação cultural e peças sem gênero. “O We Are Culture vem em um momento muito favorável, pois ele democratiza informações que antes estavam apenas em espaços de elite. Quem faz a cultura somos nós e, por isso, ela deve ser pública.

    Vestido-Preto
    Imagem panorâmica de vídeo 360° de vestido preto Chanel do Musée des arts décoratifs de Paris (Reprodução/Divulgação)

    A plataforma ainda oferecerá quatro vídeo em 360° graus apresentando peças icônicas da moda, mais de 700 imagens de ultra-alta resolução que possibilitam aproximações para ver detalhes das obras, e mais de 40 instituições que possibilitam a exploração dentro das suas exposições, como funciona no Google Street View.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.