Grafites misteriosos surgem na Inglaterra e são atribuídos a Banksy
Embora a autoria dos desenhos ainda não tenha sido reivindicada pelo artista, as obras contam com frases políticas, uma de suas marcas registradas
Diversas pinturas que se suspeita ser do artista de rua Banksy apareceram em cinco cidades da costa oeste da Inglaterra nos últimos dias. Segundo a BBC, oito desenhos com o estilo do famoso grafiteiro inglês, cuja verdadeira identidade é mantida em segredo, foram encontrados, atraindo a curiosidade de admiradores. O artista, no entanto, ainda não reivindicou a autoria delas.
Banksy costuma passar mensagens políticas por meio de sua arte e a maioria dos novos desenhos contêm frases do tipo. Em Oulton Broad, no Parque Nicholas Everitt, uma pintura de três crianças brincando traz a mensagem: “Estamos todos no mesmo barco”. Na cidade de Cromer, um paredão da cidade agora mostra um trio de caranguejos – símbolo do local – sem suas conchas, enquanto um eremita segura uma placa com os dizeres: “apenas aluguel de luxo”. Outra obra mostra uma criança com uma pá em frente a um monte de areia e uma gaivota tentando comer o conteúdo de uma lixeira, enquanto um rato repousa em uma cadeira de praia.
Em Great Yarmouth, o desenho escolhido é sensível: um casal de idosos dançando ao som de um acordeonista sentado no topo de um ponto de ônibus. O artista ainda é suspeito de ter adicionado uma casa em miniatura ao parque Merrivale Model Village, um dos pontos turísticos da cidade. O dono do local contou à BBC que uma casinha apareceu no parque de miniaturas com a frase em vermelho “Go Big or Go Home” em uma das paredes. A instalação ainda conta com o desenho de um ratinho, recorrente nas obras de Banksy, que parece se apoiar sobre uma roda de madeira. Essa é a única das novas obras que parece ser assinada, com o nome “Banksy” rabiscado em tinta vermelha.