O Sindicato dos Produtores de Hollywood premiaram no último sábado o musical La La Land – Cantando Estações como melhor filme de 2016, em cerimônia marcada por críticas à política de imigração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
A vitória da produção de Damien Chaelle consagra o filme protagonizado por Ryan Gosling e Emma Stone, como um dos favoritos ao Oscar, para o qual recebeu 14 indicações.
O PGA Awards também premiou Zootopia como melhor longa de animação; OJ Made in America na categoria documentário e a série da Netflix Stranger Things como melhor drama de televisão.
Na noite de gala, o músico John Legend, estrela de La La Land, criticou o decreto do novo presidente, que impede a chegada aos Estados Unidos de pessoas de certos países de maioria muçulmana, o que gerou protestos e confusão em vários aeroportos norte-americanos no sábado.
“Nós encorajamos todo mundo lá fora a se manifestar contra isso”, disse Legend.
O PGA é um dos principais termômetros para o Oscar, e discordou da Academia quanto ao melhor filme apenas uma vez nos últimos anos: Em 2016, o sindicato nomeou A Grande Aposta, enquanto o Oscar laureou Spotlight – Segredos Revelados.
(com Agência Reuters)