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Mangueira faz desfile povoado de críticas à história oficial do Brasil

Em contraponto à apresentação da Vila Isabel, que exaltou a família real, enredo diminuiu o papel de personagens como Duque de Caixas e D. Pedro I

Por Fernando Molica, do Rio de Janeiro
Atualizado em 5 mar 2019, 20h03 - Publicado em 5 mar 2019, 08h49
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  • A Mangueira prometeu e cumpriu: fez um desfile radical, povoado de críticas à história oficial brasileira e a vultos de nosso passado. O objetivo ficou claro já na comissão de frente, em que os heróis emoldurados citados no samba surgiam diminutos, de pernas curtas – entre eles, D. Pedro I, Princesa Isabel e Pedro Álvares Cabral.

    A partir daí, houve louvações a personagens negros e índios e condenações a figuras como Duque de Caxias que, num dos carros, pisoteava corpos.

    O carnavalesco Leandro Vieira levou também para o Sambódromo um episódio ocorrido em 2016, a pichação do Monumento às Bandeiras, em São Paulo. Na alegoria, os danos à obra foram apresentados como marcas do sangue derramado por heróis populares.

    Apesar do tema pesado, a escola veio leve, evoluiu sem problemas e precisou segurar os componentes no fim do desfile para cumprir o tempo minimo obrigatório. Na Apoteose, foi saudada pelo público com gritos de “campeã”.

    Como previsto, Monica Benicio, viúva da vereadora Marielle Franco, morta em março de 2018, desfilou pela escola – veio no chão, ao lado da cantora Rosemary. Na última ala, componentes agitaram bandeiras com rostos da parlamentar assassinada e de mangueirenses ilustres como Cartola e Nelson Cavaquinho.

    O desfile da Mangueira foi um contraponto ao da Unidos de Vila Isabel, na mesma madrugada. Um, o mangueirense, não poupou os personagens históricos e a narrativa oficial; o outro os exaltou, principalmente a família imperial. Sobraram histórias na Sapucaí.

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