O cantor e compositor Cassiano, autor de canções como Primavera e Eu Amo Você, imortalizadas na voz de Tim Maia, morreu na tarde desta sexta-feira, 7, aos 77 anos, no Rio de Janeiro. Ele estava internado no Hospital Estadual Carlos Chagas desde o mês passado. Ele já havia passado recentemente por uma cirurgia para retirar parte de um pulmão. A causa da morte não foi divulgada pelo hospital.
Genival Cassiano dos Santos foi um dos precursores da música soul no Brasil, ao lado de Tim Maia, Carlos Dafé e da banda Black Rio. Ele iniciou a carreira na década de 1960, após mudar-se de Campina Grande, na Paraíba, para o Rio de Janeiro. O sucesso veio mesmo nos anos 1970, quando tocou guitarra no primeiro disco de Tim Maia, que gravou suas músicas.
Cassiano ganhou notoriedade por álbuns clássicos como Apresentamos Nosso Cassiano (1973) e Cuban Soul (1976), em que misturou influências que vão de Lupicínio Rodrigues a Stevie Wonder, passando por Otis Redding. Anos depois, ele gravou nos sucessos A Lua e Eu e Coleção. Outras composições suas, como Mister Samba e Morena, já foram gravadas por Alcione e Gilberto Gil. Seu último álbum, Cedo ou Tarde, foi gravado em 1991, com suas principais músicas dos anos 1970.
Nas redes sociais, a morte do artista foi lamentada por músicos como Djavan, Vanessa da Mata e Emicida, que também gravaram suas músicas.
Cassiano, o imenso Cassiano, partiu do plano fisico e se mudou de vez pra dentro de nosso coração.
A indústria fonográfica não te merecia mestre.
Que os anjos possam ser uma platéia a sua altura.
Obrigado por nos inspirar.
Descanse em som e paz.
😔😔😔😔 pic.twitter.com/xe6xwNq5mk— emicida (@emicida) May 7, 2021