Morre Palmirinha, ícone da culinária na TV, aos 91 anos
Apresentadora enfrentava problemas renais e estava internada desde 11 de abril
Personagem marcante na história da TV no Brasil, apresentadora Palmira Nery da Silva Onofre, a Vovó Palmirinha, morreu neste domingo, 7, aos 91 anos, em São Paulo. O comunicado foi feito pela família nas redes sociais e a causa da morte foi um quadro agudo de problemas renais crônicos que ela enfrentava. Palmirinha estava internada desde o dia 11 de abril na Unidade Paulista do Hospital Oswaldo Cruz.
“Seu jeito simples e cativante de apresentar suas receitas foi o que possibilitou ganhar uma legião de fãs, ‘amiguinhas e amiguinhos’, como os chamava”, diz trecho do comunicado emitido pela família. “Exemplo de mãe que sempre batalhou para sustentar sua casa, dar educação e uma vida digna com qualidade para suas três filhas, Palmirinha é referência de mulher guerreira que também soube empreender e superar as dificuldades da vida”.
A matriarca deixa três filhas, genros, seis netos e seis bisnetos. O velório, que acontece nesta segunda-feira, 8, no Cemitério do Morumby, será aberto ao público das 11h às 13h. O sepultamento será reservado a amigos e familiares.
Revelada no programa da apresentadora Ana Maria Braga, então na TV Record, há trinta anos, Palmirinha participou de e teve programas na TV Gazeta, onde comandou o programa “TV Culinária” por mais de onze anos. Deixou o canal para apresentar o “Programa da Palmirinha”, na Fox Life, até 2015. Seu último trabalho na televisão foi em 2019, como jurada no reality show “Chef ao Pé do Ouvido”, da GNT.