Museu do Rio deve ser rebatizado com nome de Glória Maria
Projeto de lei que visa homenagear jornalista da Globo foi aprovado na Câmara da cidade; PL segue para análise de Eduardo Paes
O Museu do Amanhã, localizado no centro do Rio de Janeiro, poderá ganhar em breve o nome da jornalista Glória Maria, morta em fevereiro deste ano em decorrência de um câncer no cérebro. Um projeto de lei que visa homenagear o trabalho da repórter da Globo foi aprovado na Câmara dos Vereadores do Rio na quinta-feira, 29, e agora segue para sanção ou veto do prefeito da cidade, Eduardo Paes (PSD). O PL é de autoria da vereadora Rosa Fernandes (PSC). Caso a lei seja aprovada, o museu será rebatizado de Museu do Amanhã Jornalista Glória Maria.
“Uma desbravadora de notícias e culturas, que imprimia sua personalidade corajosa em tudo que fazia. Marcou a história da TV com uma intimidade de quem conversava com as câmeras, trazendo o público para dentro de suas matérias. O brasileiro viajou com suas histórias, conheceu o mundo através de suas reportagens e aplaudia a forma simples de fazer o diferente”, diz um trecho do texto do projeto.
Glória Maria foi a primeira repórter a entrar ao vivo e em cores no Jornal Nacional, sendo responsável por coberturas históricas do mundo, como a Guerra das Malvinas e a Copa do Mundo de 1998, além de entrevistas com ícones como Madonna e Michael Jackson.