Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Neil Gaiman, autor de ‘Sandman’, é acusado de abuso sexual

Duas mulheres prestaram queixa contra o escritor, que se tornou alvo de investigação na Nova Zelândia

Por Mariana Carneiro 4 jul 2024, 12h14
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O autor britânico Neil Gaiman
    O escritor inglês Neil Gaiman (Andrew Toth/Getty Images)

    O escritor inglês Neil Gaiman, conhecido por obras como Sandman Coraline, se tornou alvo de investigação na Nova Zelândia na quarta-feira, 3, após duas mulheres o denunciarem por agressão sexual. A informação foi revelada pelo podcast Master: as alegações contra Neil Gaiman, do portal inglês Tortoise Media. Nele, as denunciantes descrevem “atos sexuais violentos e degradantes” cometidos pelo autor, alguns dos quais não foram consentidos. Gaiman nega as acusações.

    Uma das mulheres, identificada como Scarlett, de 23 anos, trabalhava como babá do filho do escritor em sua casa na Nova Zelândia. Ela afirma que Gaiman a assediou sexualmente em uma banheira da residência poucas horas após conhecê-la, em fevereiro de 2022. Na versão do autor, o incidente envolveu apenas carícias e beijos. Eles mantiveram um relacionamento de três semanas, que ambos afirmam ter sido consensual, no entanto, Scarlett diz que Gaiman também a agrediu com “atos violentos de penetração”. A jovem alega que, em uma ocasião, a dor foi tão intensa que ela perdeu a consciência. “Quando pedi para ele parar, ele riu”, conta no podcast.

    A segunda vítima, identificada apenas como K, conheceu Gaiman aos 18 anos em uma sessão de autógrafos em Sarasota, nos Estados Unidos, em 2003. Os dois começaram um relacionamento consensual quando ela completou 20 anos e o escritor estava na faixa dos 40. K relata que, ao longo do relacionamento, foi submetida a sexo violento e doloroso que “não queria nem gostava”.

    Além de negar qualquer comportamento ilegal, Gaiman afirma que se ofereceu para auxiliar a polícia neozelandesa com a queixa de Scarlett, mas as autoridades recusaram assistência, alegando que a investigação já estava em andamento. O escritor também diz que a jovem sofria de uma condição médica associada a “falsas memórias” na época em que os dois se conheceram, o que pode ter motivado as denúncias. Sobre as acusações feitas por K, Gaiman defende que elas são resultados do “arrependimento dela em relação ao relacionamento”.

    Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.