Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

‘Deserto Particular’ é um peculiar e intenso romance no sertão

Road movie une os dois polos geográficos da vida do diretor Aly Muritiba — um baiano radicado em Curitiba — e promove reflexão profunda sobre empatia

Por Raquel Carneiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jun 2024, 13h17 - Publicado em 26 nov 2021, 06h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • PERDIDO - O policial em crise Daniel (Antonio Saboia): quando o desejo de ser amado é mais forte que o machismo -
    PERDIDO - O policial em crise Daniel (Antonio Saboia): quando o desejo de ser amado é mais forte que o machismo - (Fado Filmes/.)

    Em um ambiente que exala testosterona, o policial curitibano Daniel (Antonio Saboia) está visivelmente sufocado. Carrancudo e com um porte físico que impõe respeito, ele vem de uma linhagem de militares que preza, como uma religião, os dogmas dos bons costumes e do respeito à farda. A família, porém, está em decadência. Afastado da corporação por um episódio de violência que viralizou na internet, Daniel trabalha como segurança à noite e de dia cuida do pai, um ex-sargento com demência. Seu único vislumbre de alegria é Sara, com quem se relaciona pela internet. Mas até isso ele perde ao sofrer um ghosting — prática comum da era dos namoros virtuais, em que um dos envolvidos simplesmente some.

    Blu-ray – Central do Brasil

    A melancolia e a claustrofobia de um mundo se fechando em torno do protagonista conduzem a primeira metade de Deserto Particular (Brasil, 2021), já em cartaz no país. Mas então o cineasta Aly Muritiba promove uma guinada virtuosa: a trama se converte num road movie que une os dois polos geográficos da vida do próprio diretor — um baiano radicado em Curitiba. Daniel deixa no Sul o pai idoso e os pepinos com a Justiça e dirige 2 700 quilômetros rumo a Sobradinho, no sertão baiano, atrás de Sara.

    DVD – O Menino e o Mundo

    Assim como fez no excelente Ferrugem, longa de 2018 que projetou seu nome no cenário internacional, Muritiba divide a trama entre dois narradores. Os pontos de vista mudam o clima, as cores e o ritmo das cenas, como em filmes distintos. Daniel e sua frieza dão lugar ao calor dos personagens de Pedro Fasanaro e Thomás Aquino, amigos gays sobrevivendo ao preconceito no árido interior nordestino. A misteriosa Sara é quem conecta os dois núcleos — e dizer mais que isso seria sabotar as surpresas do roteiro.

    Continua após a publicidade

    É tentador querer resumir a trama a uma investigação da dita masculinidade tóxica, termo já tão desgastado. Deserto Particular vai além. O filme, que tenta uma vaga pelo Brasil no Oscar 2022, é um romance sensível e pleno de erotismo. Oferece, sobretudo, uma aguda reflexão sobre a empatia, ao aproximar os opostos para revelar suas similaridades. Quando o desejo de ser amado explode, nem o machismo é capaz de impedi-lo — seja em Curitiba ou no coração do sertão.

    Publicado em VEJA de 1 de dezembro de 2021, edição nº 2766

    CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO PARA COMPRAR

    ‘Deserto Particular’ é um peculiar e intenso romance no sertão‘Deserto Particular’ é um peculiar e intenso romance no sertão
    Blu-ray – Central do Brasil
    ‘Deserto Particular’ é um peculiar e intenso romance no sertão‘Deserto Particular’ é um peculiar e intenso romance no sertão
    DVD – O Menino e o Mundo
    logo-veja-amazon-loja

    *A Editora Abril tem uma parceria com a Amazon, em que recebe uma porcentagem das vendas feitas por meio de seus sites. Isso não altera, de forma alguma, a avaliação realizada pela VEJA sobre os produtos ou serviços em questão, os quais os preços e estoque referem-se ao momento da publicação deste conteúdo.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.