Obra de Banksy se autodestrói após ser arrematada por mais de R$ 5 milhões
Artista instalou um triturador de papel na moldura da peça, caso ela fosse leiloada
Uma famosa obra do artista britânico Banksy, cuja verdadeira identidade é desconhecida, se desfez após ser leiloada por 1,04 milhão de libras esterlinas (aproximadamente R$ 5,2 milhões) na casa de leilões Sotheby’s em Londres, no Reino Unido.
O próprio artista divulgou nas últimas horas uma fotografia na rede social Instagram do momento em que a obra Girl With Balloon (Garota com Balão) se fez em pedaços ao passar por um triturador de papel instalado secretamente pelo artista na parte inferior da moldura.
“Going, going, gone!”, escreveu Banksy como legenda para a imagem, em referência às palavras em inglês que o leiloeiro pronuncia quando um comprador arremata uma peça em uma sessão, que em português seria equivalente a “dou-lhe uma, dou-lhe duas, dou-lhe três”.
“Parece que acabamos de ser ‘Banksyficados'”, admitiu o diretor de arte contemporânea da Sotheby’s, Alex Branczik, após a sessão, conforme é possível ouvir nos vídeos divulgados através das redes sociais, que também mostram a reação de surpresa dos presentes.
A Sotheby’s afirmou em uma nota que “o fato inesperado se transformou instantaneamente em história mundial da arte e representa certamente a primeira vez na história de um leilão em que uma obra se desfaz automaticamente” após ser arrematada.
O jornal londrino Evening Standard informou que o comprador da obra, que não foi identificado, ficou “muito surpreso” com o ocorrido, segundo fontes da Sotheby’s, e afirmou que todos estão avaliando o que será feito agora.
“Serei sincero, jamais vivemos antes uma situação dessas, na qual uma pintura se desfez espontaneamente após alcançar um recorde para o artista”, declarou Branczik ao jornal.
“Estamos tentando decidir o mais rápido possível o que isso significa no contexto dos leilões”, acrescentou o diretor de arte contemporânea da casa de leilões.
O valor pelo qual a obra foi arrematada na sexta-feira representou um recorde em libras esterlinas para uma peça de Banksy, superando sua melhor marca nesta divisa, que foi conseguida em 2008.
O quadro, datado de 2006, retratava uma menina tentando alcançar um balão em forma de coração e era uma versão em tela de um desenho que apareceu primeiro como um grafite em uma rua no leste de Londres e que, em 2017, foi escolhida como a obra favorita do Reino Unido.
Original da cidade inglesa de Bristol, Banksy ficou famoso por seus grafites subversivos que apareceram em diversas partes do mundo, de Londres à Palestina, e transformaram em um artista de renome mundial.